LITERATURA

Escritor Peron Rios é eleito o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras

Professor e crítico literário atua próximo das novas gerações ao incentivar o interesse pela escrita e pretende desenvolver projetos de publicação na APL

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 18/12/2023 às 17:02 | Atualizado em 18/12/2023 às 17:14
Notícia
X

O escritor Peron Rios foi eleito o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras após votação nesta segunda-feira (18), com 27 votos favoráveis. Ele ocupará a cadeira de número 28, vaga após o falecimento do acadêmico Vamireh Chacon, em setembro de 2023. Já o patrono da cadeira é o teórico musical e compositor pernambucano Luiz Álvares Pinto.

O novo acadêmico também é crítico literário e doutorando em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como professor de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFPE, ele atua próximo das novas gerações ao incentivar o interesse pela escrita e pela Literatura. Também realiza palestras sobre as literaturas brasileira, moçambicana e francesa em várias universidades do Brasil e do exterior.

JULIANE PLANZO/DIVULGAÇÃO
Escritor Peron Rios, novo imortal da Academia Pernambucana de Letras, ladeado por outros imortais da instituição - JULIANE PLANZO/DIVULGAÇÃO

"Eu me sinto feliz em integrar o quadro de acadêmicos de uma instituição tão prestigiosa, dedicada a preservar a nossa memória cultural. Merecer a confiança dos pares é motivo de imensa alegria e, ao mesmo tempo, um acréscimo de responsabilidade, no sentido de manter vivas as tradições, fazendo-as circular socialmente", relata Rios.

Agora, o novo integrante pretende desenvolver projetos de publicação (em convênio com outras instituições) de autores que integram a Academia e daqueles que deixaram uma obra que perdura até hoje.

"Uma outra frente de ação importante é realizar novos convênios entre a Casa e as universidades do país, consolidando um relevante intercâmbio cultural, tão necessário perante os desafios que o contemporâneo impõe", reforça.

Trajetória

Nascido no Recife em 3 de março de 1979, Peron Rios é poeta, crítico literário e professor de línguas e literaturas. Dedica-se com maior ênfase às literaturas de língua portuguesa e de língua francesa, procurando aliar as obras históricas ao que vivamente se produz nos dias atuais.

"O binômio tradição e novidade, tão caro a um poeta como Mário Faustino, é um requisito que me parece absolutamente necessário para o movimento seguro e permanente da inteligência", explica.

Desenvolveu mestrado em Teoria da Literatura na UFPE, a respeito do romance "Terra Sonâmbula", de Mia Couto. Sua dissertação mereceu prêmio do programa de melhores teses, fomentado pelo Programa em Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPE, o que resultou na publicação do livro "A Viagem Infinita: estudos sobre 'Terra Sonâmbula', de Mia Couto" (EDUFEPE).

Pesquisa

Com artigos publicados no país e também referenciados fora do Brasil, no momento ele finaliza sua pesquisa de doutoramento, no PPGL-UFPE, dedicada à poesia e à crítica do escritor Mário Faustino. Seu mais recente livro de crítica literária se intitula "A Espiral Crítica", editado pela Confraria do Vento, em 2020. O autor prepara, para 2024, seu novo livro de ensaios e um volume de poesia.

Para o presidente da APL, Lourival Holanda, eleger um novo acadêmico com o perfil de Peron Rios significa o interesse da instituição em ser uma associação de movimento, de criação e de invenção permanente.

"Peron é um intelectual jovem, poeta, crítico reconhecido por seus pares aqui e no Sudeste, como Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira ou João Cezar de Castro Rocha, uma referência nacional na área. Ambos veem nele um dos melhores intelectuais de sua geração", opina.

Tags

Autor