Livro 'Os Bispos de Olinda' resgata a obra de Pereira da Costa
Organizado por Bruno Almeida de Melo e lançado pela Cepe Editora, publicação reúne artigos do célebre historiador, tema de recente exposição no Arquivo Público
Em 1921, quando a Diocese de Olinda estava completando 245 anos, o o historiador, escritor e folclorista pernambucano Pereira da Costa (1851-1923) publicou uma série de artigos no "Diario de Pernambuco", entre 26 de fevereiro e 14 de setembro, para resgatar os legados de diversos bispos.
Neles, Pereira da Costa aborda desde dom Estevão Brioso de Figueiredo (1630-1689), o primeiro bispo nomeado da diocese, a dom Luiz Raimundo da Silva Brito (1840-1915), nomeado 25º bispo, em 1901, e o primeiro arcebispo da então criada Arquidiocese de Olinda, em 1910.
O valor histórico desses registros é ressaltado no livro "Os bispos de Olinda (1676-1910)", organizado por Bruno Almeida de Melo e lançado pela Cepe Editora nesta quarta-feira (20), às 9h.
O lançamento ocorre dentro da programação da exposição Pereira da Costa Hoje, organizada pelo Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), para marcar o centenário de morte de Francisco Augusto Pereira da Costa, cujas obras estão fora de catálogo há 10 anos.
Colônia e Império
Ao traçar o perfil dos líderes eclesiásticos, Pereira da Costa introduz elementos para se entender fatos importantes da história colonial e imperial de Pernambuco e do Brasil. No artigo referente ao bispado de dom Manoel Álvares da Costa, o historiador mostra a estreita relação entre Estado e Igreja Católica, por exemplo.
O livro da Cepe Editora traz, além dos 39 artigos da bibliografia feita por Jorge Abrantes e Francisco Barreto Caeté (1951), textos sobre dom frei José Fialho (1), dom frei Luiz de Santa Teresa (1), dom José da Purificação Marques Perdigão (2) e dom frei Vital Maria de Oliveira (1).
Mais artigos
Além dos artigos sobre os bispos, o livro da Cepe Editora inclui mais quatro textos. Um deles trata é a Instituição da Igreja Pernambucana, também de Pereira da Costa, e que serve, conforme Bruno, "de complemento à série Os Bispos de Olinda".
Os demais são traduções, do latim para português, das bulas Ad Sacram Beati Petri, criando o bispado de Pernambuco, Apostolatus officium, confirmando Dom Estêvão Brioso de Figueiredo como primeiro bispo da diocese de Olinda, e Hodie ecclesiae, dirigida ao Príncipe Regente Dom Pedro II. As três bulas, traduzidas pelo padre Jurandir Dias Júnior, são do papa Inocêncio XI em 1676.
SERVIÇO
Lançamento do livro Os bispos de Olinda, Bruno Almeida de Melo (organizador)
Quando: 20 (quarta-feira), a partir das 9h
Onde: Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Rua do Imperador Pedro II, 371, Santo Antônio)
Quanto: R$ 50,00
*Evento aberto ao público