Carnaval 2024

Do Rugido ao Compasso: O Encanto dos Abanadores do Leão, tradicional bloco do Carnaval de Vitória de Santo Antão

Fundado antes mesmo do tradicional ritmo pernambucano, o Frevo, o grupo desfila desde 1902 no domingo e na terça-feira de Carnaval

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 19/12/2023 às 19:08
Notícia
X

A cidade de Vitória de Santo Antão, localizada na região da Zona da Mata de Pernambuco, está a 52 km do Recife. Seu carnaval se destaca pelos vibrantes desfiles de carros alegóricos, nos quais clubes com nomes de animais assumem o protagonismo do evento.

Dentre estas agremiações, existe um que é reconehcido na cidade como “o mais querido” e chama-se Clube Abanadores – O Leão.

Fundado antes mesmo do tradicional ritmo pernambucano, o Frevo, o grupo desfila desde 1902 no domingo e na terça-feira de Carnaval.

HISTÓRIA DO CLUBE ABANADORES DO LEÃO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

O Clube Abanadores - O Leão teve sua origem em 1902, quando um grupo de amigos fundou o Clube Carnavalesco Abanadores. Inicialmente concebido como um clube voltado para manobras, teve José de Holanda Cavalcanti como seu primeiro Presidente, enquanto Manuel José Veloso assumia a direção dos ensaios.

Divulgação
Abanadores do Leão - Divulgação

Divulgação
Abanadores do Leão - Divulgação

Acompanhando os cantos entoados pelos cordões dos participantes, tanto na sede quanto pelas ruas, as letras e músicas ficavam por conta de Joaquim Rodrigues dos Passos, mais conhecido como "Mestre Quincas".

O clube saía executando suas evoluções e manobras, lideradas pelos "balisas", movimentando-se em ziguezague e desenhando figuras no chão. Assim, o Clube Carnavalesco Abanadores deu seus primeiros passos e brincou nos primeiros anos de sua existência, como uma divertida folia entre jovens iniciantes.

O "Abanadores" ganhou reconhecimento como um dos principais clubes nos primeiros anos do século atual, sempre conseguindo se destacar entre seus rivais.

Em um dos ensaios mais animados do Clube, em 1925, após sua apresentação, o poeta Teopompo Moreira, em um discurso fervoroso, chamou o grupo de "O Leão". Esse apelido pegou, e desde então, o Clube Abanadores passou a ser conhecido como Clube Abanadores - O Leão.

Atualmente, o clube é presidido por Alex Vasconcelos, tendo Neildo David como Vice-Presidente.

DESFILES DO CLUBE ABANADORES DO LEÃO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

A cada ano, o Clube Abanadores do Leão segue buscando apresentar uma mensagem de que suas tradições superam gerações e seguem firmes, atraindo um público de todas as idades.

Na preparação do desfile, que dura cerca de dois meses, a comunidade local participa de todas etapas: produção de alegoras, de fantasias e todas que são necessarias para culminâcia do bloco nos dias de Carnaval. 

Segundo a organização da agremiação, um dos maiores desafios enfeentados na preparação da apresentação é a produção dos carros alegóricos, que demandam mais tempo e mais energia física.

No dia do desfile o "Leão" conta com a seguinte composição: Clarins anunciando a passagem do clube, letreiros com nome do clube, passista, primeira orquestra, carro abre-alas, carro com alegoria principal, estandarte e a segunda orquestra. 

Divulgação/PCVSA
Bloco Abanadores do Leão, de Vitória de Santo Antão - Divulgação/PCVSA
Divulgação/PCVSA
Bloco Abanadores do Leão, de Vitória de Santo Antão - Divulgação/PCVSA
Divulgação/PCVSA
Bloco Abanadores do Leão, de Vitória de Santo Antão - Divulgação/PCVSA
Divulgação/PCVSA
Bloco Abanadores do Leão, de Vitória de Santo Antão - Divulgação/PCVSA

PERCUSSO CLUBE ABANADORES DO LEÃO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

O percurso começa na Praça Dom Luís de Brito (Matriz), na sede do Clube, seguindo até a Praça Padre Félix Barreto (Livramento) e retornando para a Praça Dom Luís de Brito (Matriz), conforme o percurso oficial do Carnaval da Vitória de Santo Antão. 

CARNAVAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2024

Uma tradição que o folião só encontra na Terra das Tabocas. Tem O Cisne, O Camelo, A Girafa, O Coelho, O Galo, Urso Branco, Urso Preto, entre outros. Destaque para O Leão, surgido em 1902, sendo, portanto, mais velho que o Frevo.

Por isso que se diz que é no carnaval da Vitória, “onde os bichos se encontram”.

Só em Vitória também é possível encontrar o único Clube de Fado do Brasil, a Taboquinhas, com os participantes vestidos de portugueses ao som da rabeca; e o espacial ÉTesão e ÉTesuda, que fervilha a cidade no sábado de Zé Pereira, com duas orquestras de frevo puxando o folião pelas ruas da cidade.

Para ter acesso as atualizações sobre a programação oficial da cidade existe um aplicativo chamado "Visite Vitória de Santo Antão". 

Lá o usuário poderá encontrar todas as informações sobre eventos próximos, eventos futuros, informações turísticas, informações da cidade, além de lojas e marcas locais que irão facilitar a sua visão sobre a cidade.

O aplicativo é de fácil acesso e não necessita de conexão com a internet. Poderá ser baixado facilmente através do Google Play ou App Store. 

Tags

Autor