PATRIMÔNIO

Exposição reconta a história de 50 anos da Fundarpe na Torre Malakoff, no Recife

'Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio' resume a trajetória do órgão, ocupando quatro salas do prédio até 31 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/12/2023 às 12:20 | Atualizado em 20/12/2023 às 17:20
Notícia
X

Os 50 anos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), celebrados em 17 de julho de 2023, estão sendo celebrados com uma exposição em cartaz na Torre Malakoff, na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, a partir desta quinta-feira (21).

"Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio" resume a trajetória do órgão e ocupa quatro salas do primeiro andar do prédio até 31 de janeiro de 2024. A mostra fica aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e no domingo, das 15h30 às 19h.

Passeio pela cultura

A exposição apresenta, por exemplo, Patrimônios Materiais, Imateriais e Vivo do Estado. Também traz registros dos equipamentos culturais - são elas: Casa da Cultura, Cinema São Luiz, Cine-Teatro Guarany, Espaço Pasárgada, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Sacra, Museu do Barro de Caruaru, Museu do Estado, Museu Regional de Olinda e Teatro Arraial Ariano Suassuna, além da própria Torre Malakoff.

Outros pontos abordados são os festivais culturais, a contribuição do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e algumas experiências e ações desenvolvidas pela Fundação.

"A exposição é uma das ações comemorativas dos 50 anos da Fundarpe, instituição que conseguiu acompanhar a evolução da política de preservação do País, como está bem retratado nos diversos painéis expositivos", afirma a presidente da Fundação, Renata Borba.

A mostra tem coordenação de Flávio Barbosa; projeto expográfico de Rinaldo Oliveira; design gráfico de Íkaro Câmara e Hana Luzia; produção e revisão de textos de Luciana Gama; e produção de conteúdo de Clarice Andrade, Flávio Barbosa, Hana Luzia, Íkaro Câmara, Luciana Gama, Marcelo Renan, Maria Rosa Brito Maia, Neide Fernandes, Raphaela Rezende e Teresa Amaral.

Órgão expandiu sua atuação

A Fundarpe foi criada para cuidar do patrimônio histórico e artístico do Estado, mas ao longo dessas cinco décadas foram acrescidas responsabilidades que ampliaram ainda mais seu leque de atuação para um órgão executor da política cultural estadual.

Além do incentivo à cultura e da preservação dos monumentos históricos e artísticos, a Fundarpe passou a ter a promoção, o apoio, o incentivo, a preservação e a difusão das identidades e produções culturais de Pernambuco de forma estruturadora e sistêmica, focada na inclusão social, na universalização do acesso, na diversidade cultural, na interiorização das ações e no desenvolvimento regional integrado.

SERVIÇO
Exposição 'Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio'
Quando: de 21 de dezembro a 31 de janeiro
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e no domingo, das 15h30 às 19h. Quanto: Gratuito

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS