NATAL

'Baile do Menino Deus' ganha nova data na terça (26), após cancelamento do sábado

Assim, espetáculo natalino será nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, no Marco Zero

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/12/2023 às 12:03 | Atualizado em 25/12/2023 às 12:08
Notícia
X

A 20ª edição do "Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal" terá uma sessão extra na terça-feira (26), no Marco Zero do Recife. O anúncio foi feito pela produção em decorrência do cancelamento da apresentação no sábado (23), devido às chuvas.

Assim, a temporada de 2023 será nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, sempre a partir das 20h, com audiodescrição, intérprete de Libras e área reservada para usuários de cadeiras de rodas. A entrada é gratuita. Neste domingo (25), o Baile será transmitido ao vivo através do YouTube.

Em 2023, o "Baile do Menino Deus" está comemorando 40 anos de criação pelos amigos Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antonio Madureira, que fizeram surgir um auto de Natal marcado pelas tradições universais e brasileiras, sem reproduzir o formato importado de celebração repleto de elementos inexistentes no clima tropical. Já a chegada no Marco Zero do Recife está completando 20 anos.

Novidades

Neste ano, o Baile escala como José um ator indígena pela primeira vez. Caique Ferraz é do grupo fulni-ô, aldeado em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, um dos únicos do país a conservar o idioma nativo.

O cantor Almério, sensação da música pernambucana, é novidade entre os cantores. Outra mudança, cênica, é a ampliação de uma passagem para celebrar os Reis Magos, com participação inédita e especial do Maestro Forró e ocupação do palco por 63 artistas - o maior número simultâneo desde a estreia da montagem. Terá também figurino afrofuturista e os bailarinos do Pe Original Style, liderados por Okado do Canal, com hip hop e break, e o percussionista Luan Riann, de apenas 10 anos.

Como numa orquestra popular, os ensaios são divididos por grupos (atores, bailarinos, coro infantil, coro adulto, orquestra e cantores), que se unem ao fim para cerzir essa colcha cultural.

Silvério Pessoa, Carlos Filho, Elon, Surama Ramos, Cláudia Rabeca, Isadora Melo, Sarah Leandro, Cláudio Rabeca, Sue Ramos, Lucas dos Prazeres e Carlos Ferreira são os cantores escalados. A orquestra é formada por Alexandre Rodrigues, Aristide Rosa, Emerson Coelho, Henrique Albino, Jerimum de Olinda, João Pimenta, José Emerson, Karol Maciel e Laila Campelo, sob regência de Rafael Marques.

Atualidade

Para o diretor, o Baile se mantém vivo pela relevância do tema, pela íntima relação com a nossa cultura e pela constante busca pelo diálogo com o público, sobretudo com os mais jovens. “É importante salientar que a única pessoa velha no Baile sou eu”, brinca o Ronaldo. À encenação no palco do Marco Zero, já foram convidados o grupo Bongar, da Nação Xambá, e vários artistas da cena local, em um intencional e regular rodízio de atores.

O “Baile do Menino Deus” sempre muda, esse é um dos grandes mistérios para o sucesso da montagem. É cheio de vida sobre o palco, nos bastidores e na plateia, que acompanha fielmente desde as sessões disputadas no Teatro Valdemar de Oliveira até as temporadas cheias no Marco Zero, com público estimado em 75 mil atualmente.

Tags

Autor