CULTURA POPULAR

Festa de Reis terá apresentação de Cavalo Marinho formado só por mulheres, em Olinda

Casa da Rabeca terá acesso gratuito, marcando encerramento do ciclo natalino

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/01/2024 às 12:45
Notícia
X

Tradicionalmente formado apenas por homens, o folguedo popular Cavalo Marinho se reinventou em Pernambuco com a criação do Cavalo Marinho Flor de Manjerona, composto por mulheres.

O grupo, que mescla música, dança, teatro, coreografias e falas improvisadas, é destaque da 28ª edição da Festa de Reis, promovida pela Casa da Rabeca, em Olinda. O evento encerra o ciclo natalino e tem acesso gratuito.

A festa será neste sábado (6), a partir das 18h, com acesso gratuito. Também participam o Cavalo Marinho Boi de Luz e o Boi Matuto, ambos de Olinda. O espaço conta com amplo estacionamento e segurança (R$ 20), além de área gastronômica.

Tradição

DIVULGAÇÃO
Cavalo Marinho Flor de Manjerona - DIVULGAÇÃO

Na Casa da Rabeca, esse evento foi criado pelo idealizador do espaço, o saudoso rabequeiro Mestre Salustiano (falecido em 2008), reunindo grupos de Cavalo Marinho para celebrar a data com apresentações culturais que se estendem por toda a noite.

Segundo um dos coordenadores do evento, Pedro Salustiano – filho do Mestre – manter o legado do pai é importante para que as novas gerações conheçam a força e a vitalidade da cultura popular.

"Nosso esforço é para que os jovens possam conhecer apoiar e seguir adiante com essa tradição, além e levar divertimento às famílias pernambucanas", explicou, destacando a importância do evento contar com a participação do Flor de Manjerona, criado por uma das suas irmãs.

Reisado

O reisado é uma das mais tradicionais manifestações culturais brasileiras, em especial no Nordeste. As apresentações reúnem grupos de personagens ricamente vestidos (como o Mestre, Mateus e Catirina) e outros figurantes – que simulam batalhas por meio de cantos e danças em celebração ao Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, ocasião em que o menino Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos.

SERVIÇO
28ª Festa de Reis da Casa da Rabeca do Brasil
Quando: sábado (6), a partir das 18h
Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Quanto: Gratuito
Estacionamento: R$ 20
Mais informações: (81) 99606-0181

Tags

Autor