CINEMA

Cinema da Fundação homenageia Celso Marconi com exibição de filmes e debate

No domingo (7), a sala do Derby exibirá o curta-metragem do cineasta, "Recife 0 Km" (1980), além da ficção "Apolo" e o documentário "Um filme Com Celso Marconi"

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/01/2024 às 16:51
Notícia
X

O Cinema da Fundação prestará homenagem ao jornalista, crítico e realizado cinematográfico Celso Marconi, falecido na última terça-feira (2), em uma série de exibições neste domingo (7), a partir das 16h, na sala do Derby.

Será exibido o seu curta-metragem "Recife 0 Km” (1980), além de produções contemporâneas sob direção de Paulo de Sá Vieira e Helder Lopes: a ficção "Apolo", de Paulo de Sá Vieira, e o documentário "Um filme Com Celso Marconi", Paulo de Sá Vieira e Helder Lopes - ambos lançados em 2022.

A sessão será seguida de debate com Paulo Vieira e Helder Lopes. O acesso é gratuito e os convites serão disponibilizados uma hora antes da sessão.

Legado

Coordenador do Cinema da Fundação e autor da biografia "Celso Marconi: O senhor do Tempo", Luiz Joaquim ressalta que Celso Marconi é um nome pelo qual todos que aprenderam sobre a cultura e o cinema pernambucano desde os anos 1950 deveriam reverenciar.

ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM
CINEMA DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO VOLTA EM OUTUBRO - ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM

"Com o seu sorriso doce e firmeza intelectual na escrita analítica sobre a arte, compartilhou sua inteligência e ensinou muitas gerações sobre o melhor de nós mesmos. Celso nos deixa órfãos mas energizados pelo seu imenso e incomparável legado", afirma.

Sinopses

Sobre os filmes exibidos no próximo domingo, "Recife 0 Km" (1980, formato original, Super8) é dirigido por Celso Marconi. "Pela lente de sua Câmera Super-8, Marconi registra a poeticidade de um Recife Antigo que já não existe mais. Dá espaço às pessoas que, em sua simplicidade, compunham a paisagem urbana de uma cidade esquecida. Com performance de Jormard Muniz de Britto e poemas de Rodolfo Aureliano na voz de Trudy Keusen", diz a sinopse.

"Apolo" (2022, digital) acompanha um projecionista de um cinema de rua vive sua rotina de trabalho até que um antigo frequentador vai ao local. Uma estranha relação se estabelece entre eles. Já "Um filme com Celso Marconi" (2022, digital) é uma conversa do jornalista com os dois realizadores.

Tags

Autor