Janeiro de Grandes Espetáculos 2024: Primeira semana tem Fabiana Karla homenageando Rossi e Lia de Itamaracá. Veja programação
Premiada "Retratos Imorais", solo do baiano João Guisande, com direção de Moncho Rodriguez, e mais 17 espetáculos marcam a semana de abertura
A 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco começa nesta terça-feira (9), seguindo até dia 31 do mês. São 91 espetáculos e mais de cem apresentações, sendo 50 espetáculos inéditos e cinco internacionais.
Os ingressos, já à venda na plataforma Sympla, têm valores que variam de R$ 15 a R$ 80 - algumas ações são gratuitas.
Na capital pernambucana, a programação irá se espalhar por vários teatros: Santa Isabel, Parque, Luiz Mendonça, Apolo, Hermilo Borba Filho, Capiba, Marco Camarotti, Barreto Júnior, Boa Vista e Caixa Cultural (novidade da edição).
Primeira semana
Na primeira semana da maratona cênica subirão aos palcos 20 espetáculos em 26 sessões: 12 de teatro adulto, cinco de teatro infantil, duas de circo, quatro de música, duas de dança e um lançamento literário, além de leituras dramatizadas.
Seis são de fora do Estado, vindos da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba.
Destaques
Em meio às montagens, destaca-se a peça que abre o evento, a premiada "Retratos Imorais", solo do baiano João Guisande, com direção de Moncho Rodriguez, que costura dois textos de Ronaldo Correia de Brito para falar sobre solidão de maneira irônica e bem humorada.
Estará em cartaz nesta terça-feira (9), no Teatro de Santa Isabel, já confirmando, na largada, o Recife e o festival como vitrines importantes do teatro brasileiro.
Na sexta-feira (12), o Janeiro apresenta, no Teatro de Santa Isabel, peça protagonizada por uma das homenageadas desta edição: a atriz pernambucana Fabiana Karla. A comédia musical "Nessa Mesa de Bar", com participação do ator Leandro da Matta, trata de boemia, valendo-se de um dos seus mais tradicionais e executados hinos pernambucanos: a música "Garçom", do Rei do Brega, Reginaldo Rossi.
O espetáculo volta a ser encenado no sábado (13), quando o festival também apresenta o inédito "Novos Velhos Corpos", do Coletivo 50+ (Porto Alegre), uma fusão de dança, música e teatro sobre etarismo e longevidade.
Concebido e protagonizado por bailarinos e coreógrafos com mais de 50 anos de idade, ocupa o Teatro Hermilo, celebrando a resiliência e a expressividade dos artistas maduros, que desafiam as limitações impostas pela idade e pelas circunstâncias adversas para abordar o corpo e as histórias que ele conta.
"Babilônia Tropical - A Nostalgia do Açúcar" (SP) e "Cúmplices - Transgressões de um Ricardo III" (Salvador/Recife) completam a lista de espetáculos teatrais nacionais oferecidos entre os próximos dias 9 e 14.
Música
Lia de Itamaracá, outra homenageada da edição e do Carnaval do Recife de 2024, é o destaque musical da semana. Márcia Pequeno cantando as vozes femininas do Brasil, Mário Alves homenageando Ney Matogrosso, e Cássio Sette no show "Lucidez", completam a área musical.
Circo
Os espetáculos circenses "Mary En Virtual Mood" e "Afrologia", além de "Berlim", solo do bailarino Dielson Pessoa, estão na programação, garantindo diversidade aos seis primeiros dias da maratona cênica.
Infantil
No domingo (14), três peças infantis convidarão as crianças a prestigiar o teatro feito em Pernambuco: "As Aventuras de Simba" (L. A. Espaço Artístico e Cultural), "O Pequeno Príncipe" (Cênicas Cia de Repertório) e "Os Títeres de Porrete: Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha" (Grupo Tiritando). Da Paraíba, vem "Histórias de Lua e Sol" (Cia do Prato).
Leituras dramatizadas
No Teatro Arraial Ariano Suassuna, estão agendadas duas leituras dramatizadas esta semana. "Véu", conto do livro "O Amor das Sombras", de Ronaldo Correia de Brito; e "Passe em Casa", de João Luiz Vieira, com direção de Suzana Costa
A programação está toda disponível no site festivaljge.com.br.