LITERATURA

Escritor e ator pernambucano Alexsandro Souto Maior lança livro de poesia

"O Paraíso e Seus Destroços" conta com mais de setenta poemas que versam, em boa parte, sobre imagens e ideias de paraíso

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/01/2024 às 16:05
Notícia
X

O escritor e ator pernambucano Alexsandro Souto Maior lança, nesta quinta-feira (11), às 19h, o livro "O Paraíso e Seus Destroços" na Furdunço Café e Cultura, Zona Norte do Recife.

O evento contará com o prof. Robson Teles e a escritora Conceição Rodrigues, que recitarão poemas do autor, além da presença do maestro Israel de França.

A obra foi uma das escolhidas da seleção promovida pela editora Patuá que contou com mais de três mil originais de todo o Brasil. O livro foi lançado na Casa Gueto, na última edição da FLIP (Festival Literário de Paraty). A FLIP é considerada a maior feira literária do país e ocorre anualmente.

Mais de 70 poemas

"O Paraíso e Seus Destroços" conta com mais de setenta poemas que versam, em boa parte, sobre imagens e ideias de paraíso.

Isso ocorre, por exemplo, no trecho do poema Paraíso a 30 km: "O paraíso é uma cidade emancipada/ de um país cerceado por abutres/ de uma outra cidade tomada pelas sombra."

Poemas narrativos iniciam um percurso tenso, reflexivo, conduzindo o leitor a deslocamentos variados em busca do paraíso. Ao decorrer da obra, o cotidiano se apresenta em trechos ora apocalípticos ora esperançosos.

Sobre o escritor

Alexsandro Souto Maior é ator e professor de literatura, sendo autor de obras de poesia, ficção e teatro. Entre suas obras está o texto dramatúrgico "Luzia no Caminho das Águas", em que obteve o Prêmio Funarte de Dramaturgia, na categoria voltada para infância e juventude, 2005.

Além dessa, com "Mariano, irmão meu", Alexsandro conquistou o Prêmio Literário Cidade de Manaus, categoria de teatro adulto, em 2011. O autor voltou a vencer esse mesmo prêmio com Eu e os Avelós, em 2017.

No ano subsequente, foi a vez de ele ganhar o Prêmio Ariano Suassuna com a obra dramatúrgica Tempo de Flor, que mais tarde seria montada pelo grupo Pé de Vento de Arcoverde. No ano de 2020, torna a vencer o Ariano Suassuna com O mistério do Casarão de dona Niná também na categoria de teatro para infância e juventude.

Tags

Autor