Artistas-pesquisadoras lançam publicação sobre arte e educação
Publicação de Bruna Rafaella Ferrer e Luana Andrade realizaram diversas ações para investigar e criar o conceito de situação pedagógica dentro de processos de arte-educação
As artistas, educadoras e pesquisadoras pernambucanas Bruna Rafaella Ferrer e Luana Andrade lançam publicação sobre a pesquisa "Educação Como _____ - Elaborando o conceito de situação pedagógica" neste sábado (13), às 14h, no Mamam, no Recife. A publicação reúne o mapa conceitual do percurso da pesquisa, textos, imagens, glossário e referências bibliográficas. Na ocasião, as pesquisadoras apresentam a pesquisa e abrem o debate com o público presente. O evento terá tradução para Libras.
O acesso é gratuito, sendo voltado especialmente a artistas, arte educadores e demais pessoas interessadas. A publicação será disponibilizada em formato digital, com edição bilíngue, com textos em português e inglês. A pesquisa contou com incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife e do Funcultura, do Governo de Pernambuco.
A artista-pesquisadora Bruna Rafaella estará presencialmente no Mamam, enquanto Luana Andrade participa através de conferência por estar em Portugual, onde realiza doutorado atualmente. O lançamento terá transmissão ao vivo através do canal no Youtube do projeto.
Após o evento, a publicação poderá ser acessada em link disponível no perfil do Instagram @educacao_como_
Percurso
Durante dois anos, as artistas-pesquisadoras Bruna Rafaella Ferrer e Luana Andrade realizaram diversas ações para investigar e criar o conceito de situação pedagógica dentro de processos de arte-educação. A pesquisa teórico-prática contou com "leituras digeridas", "ações-hipóteses", "aulas-vagas", "entrevistas", além de conceitos-chave inspirados de forma crítica e irônica em processos educativos.
"Somos artistas que produzimos não só visualidades, mas também conceitos. Usamos muito o vocabulário escolar para nomear certas atitudes. Por exemplo, realizamos “aulas vagas” com temas abertos com a equipe a partir da ideia de deriva", explica Bruna Rafaella.
Desta forma, a pesquisa contou com leituras de referências bibliográficas, debates, ações artísticas para elaborar o conceito de "situação pedagógica", suspenso na lacuna entre os campos de operação artística e educativa. Entre as referências estudadas estão Mônica Hoff, Jorge Menna Barreto, Allan Kaprow, Marina Garcés, Ruben Gaztambide-Fernández, Gert Biesta, IS (Internacional Situacionista), bell hooks.