Anitta diz que inspiração 'não costuma vir de um lugar tão mercadológico'. Confira a entrevista
Cantora traz o Ensaios da Anitta ao Recife pela segunda vez: 'É uma cidade muito icônica, principalmente pelas manifestações artísticas. Isso fica super claro durante o Carnaval'
Com uma agenda anual que envolve premiações, festivais e outros eventos internacionais, a cantora Anitta reservou as vésperas do Carnaval para circular por todo o Brasil com o "Ensaios da Anitta", que nasceu no Rio de Janeiro e, desde 2023, transformou-se em uma turnê realizada no período de prévias.
Neste sábado (20), o evento chega pela segunda vez ao Recife, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco. Os convidados são Raphaela Santos, fenômeno do brega local, Zé Vaqueiro, pernambucano do piseiro, e Marina Sena, cantora pop que vem construindo uma boa relação com a capital.
Anitta respondeu algumas perguntas enviadas pelo JC, a começar pelo seu próximo projeto, que tem o desafio de tornar o funk carioca mais reconhecido na gringa. "O meu próximo álbum se chamará 'Funk Generation' e será uma ode ao ritmo brasileiro que inspirou a artista que sou hoje, o funk carioca. Essas músicas vieram de um desejo de exaltar a minha cultura, é claro, mas também de se aprofundar na minha identidade enquanto artista."
Brega-funk
Um dos recentes lançamentos de Anitta é Bota Ninã, parceria com a espanhola Bad Gyal. A faixa mescla o reggaeton com o brega-funk, ritmo que surgiu no Grande Recife.
"Um dos produtores é o DJ Gabriel do Borel, que tem sido um mega parceiro meu na produção do meu próximo álbum. Então, o que rolou foi uma expansão dos estudos que eu e ele vínhamos fazendo, sobre o funk carioca e outros ritmos brasileiros, do meu projeto para o dela. A música ficou uma delícia", diz Anitta.
Reggaeton
Atualmente, Anitta também tem feito sucesso com "Bellakeo", parceria com o mexicano Peso Pluma (um fenômeno do reggaeton). Com a faixa, ela alcançou a posição #54 da Billboard Hot 100 - o seu melhor desempenho nessa parada.
Por outro lado, seus lançamentos do funk, como "Funk Rave", não tiveram um desempenho similar. Questionada sobre esse tema, Anitta afirmou que a sua inspiração não costuma vir de um "lugar tão mercadológico".
"Eu adoro reggaeton e nunca vou deixar esse ritmo de lado. Mas, a inspiração para fazer um funk, um reggaeton, um trap ou o que seja não costuma vir desse lugar tão mercadológico. É mais sobre o que mais me inspira em cada momento."
Recife
Anitta, que costumava ser a atração do sábado no camarote privado Carvalheira, em Olinda, não estará no Carnaval de Pernambuco este ano - essa produtora também realiza o Ensaios no Recife. Apesar disso, teceu elogios à capital:
"Penso no Recife e logo me vem à cabeça a riqueza cultural da cidade. Isso fica super claro durante o Carnaval, inclusive. É uma cidade muito icônica, principalmente pelas manifestações artísticas. E a energia do público, toda vez que me apresento no Recife, super reflete essa grandiosidade", finalizou.
Anitta não respondeu uma pergunta do JC sobre as controvérsias envolvendo alguns convidados do Ensaios da Anitta. Fãs tem reclamado de algumas atrações que destoam do público alvo da artista, além da polêmica da participação de Naldo Benny, em Brasília (DF). Ele chegou a ser vaiado e a cantora precisou intervir.
Além do Recife e da capital federal, o projeto Ensaios da Anitta já passou por cidades como Salvador e Florianópolis. Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Curitiba são os próximos destinos do projeto da "Poderosa".
SERVIÇO
Ensaios da Anitta
Onde: Área Externa do Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda)
Quando: neste sábado (19), a partir das 17h
Quanto: R$ 140 (frontsage social) e R$ 510 (open bar), à venda no site Ingresse