Mulher da Sombrinha: tradição da Mata Sul terá show do Olodum. Confira a programação
André Rio, Geraldinho Lins, Marreta You Planeta e Excesso de Bagagem também integram a programação de uma das prévias mais conhecidas do interior de Pernambuco; expectativa é reunir 20 mil pessoas em desfile no sábado (3)
Uma das principais tradições carnavalescas da Zona da Mata Sul de Pernambuco, a Mulher da Sombrinha vai agitar o município de Catende neste final de semana, da quinta-feira (1º) ao domingo (4).
Completando 40 anos, o bloco é considerado uma das maiores prévias do interior do Estado. Neste ano, entre as atrações estão nomes como Olodum, André Rio, Geraldinho Lins, Marreta You Planeta e Excesso de Bagagem.
O ápice da festa será no sábado (3), quando o bloco sai da Rua da Saudade, em frente ao Cemitério, às 00h. De acordo com a Prefeitura, o cortejo deve reunir 20 mil foliões pelas ruas. A realização é da Secretária de Cultura do município.
Ainda no sábado, a programação de shows terá o seu principal momento: uma apresentação do lendário grupo baiano Olodum, que promoverá um encontro entre o Carnaval de Salvador e a folia do interior de Pernambuco - no dia 8 de fevereiro, o Olodum também marcará presença na abertura do Carnaval do Recife.
História
O bloco Mulher da Sombrinha faz referência à uma lenda iniciada no município de Catende. De acordo com os moradores, uma mulher loira e com um vestido branco aparecia para os operários de uma fábrica que funcionava na cidade na década de 1940.
Pela manhã, os trabalhadores acordavam no cemitério, sem saber o que tinha ocorrido, e a mulher havia sumido. Justamente por isso, o cortejo começa às 00h, em frente ao Cemitério.
"A Mulher da Sombrinha começou em uma semana pré-carnavalesca, uma segunda-feira, quando estávamos nos preparando para o Carnaval. Aí, inventaram de fazer esse bloco sobre uma mulher que assombrava o povo da cidade", explica Tomires, folião e primeiro bonequeiro do bloco, em conteúdo feito pela gestão municipal.
"Ninguém chegou num acordo de quem iria saber com a boneca, então foi feito um sorteio, mas só botaram o meu nome, porque eu era muito medroso", explica Tomires.
'Um orgulho para todos'
De acordo com Seu Tomires, o bloco despontou mesmo no terceiro ano de realização. "Surgiu a oportunidade de marcar um encontro com o secretário de cultura, que levantou o bloco. A partir daí, cresceu até hoje, estando nesse patamar de agora", explica.
"Acho um orgulho não só para mim, como para todos os que já se foram. Foi algo bom que ficou para a nossa cidade hoje."
Confira a programação:
Quinta-feira (1º)
Trio e Banda Asas da América
Sexta-feira (2)
Trio da Huanna
Marreta You Planeta
Sábado (3)
André Rio
Excesso de Bagagem
Necivalda
Olodum
Domingo (4)
Bloco dos Vagabundos
Márcio Dhuka
Geraldinho Lins