ARTE CONTEMPORÂNEA

Em Pernambuco, Marina Abramovic ressalta a importância de sair do eixo Rio-São Paulo

'Generator' é a primeira obra ao ar livre da artista no Brasil: 'Não é uma escultura. É uma peça para que as pessoas usem, uma obra de arte interativa'

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/02/2024 às 17:16 | Atualizado em 05/02/2024 às 18:34
Notícia
X

Cerca de 1,2 mil pessoas realizaram uma espécie de peregrinação pelos hectares da Usina de Arte, na Zona da Mata de Pernambuco, para chegar até "Generator", a primeira obra ao ar livre de Marina Abramovic no Brasil.

A artista performática mais conhecida do mundo esteve presente no evento de inauguração, realizado na tarde do último sábado (3), ao lado de Ricardo e Bruna Pêssoa de Queiroz, responsáveis pelo jardim artístico-botânico, e do curador Marc Pottier. A vice-governadora Priscila Krause e o embaixador da França no Brasil, Emannuel Lenin, também estiveram na cerimônia.

Em discurso, Abramovic ressaltou a importância de ter uma obra fora do eixo Rio-São Paulo: "É muito importante. Estou especialmente feliz em falar de um trabalho que está fora das grandes cidades, ao Sul do Recife, e não no Rio de Janeiro ou em São Paulo, mas sim aqui na Usina de Arte".

Autógrafos concorridos

ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO
Marina Abramovic inaugurando obra 'Generator', na Usina de Arte, em Pernambuco - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO

Abramovic recebeu muitos pedidos de autógrafos. Os pedidos dos fãs começaram por assinaturas em livros, mas depois também chegaram cadernos, papéis soltos, carteira de motorista e até nota de supermercado, surpreendendo a artista.

Um dos fãs chamou atenção de Marina ao mostrar uma pintura reproduzindo a performance "Rest Energy", de 1980 - em que ela aparece junto com Ulay, que segura uma flecha. "Quando ela viu, pediu para me chamarem e conversou comigo. Gastei todo o inglês que não tenho e chorei muito, muito, muito", escreveu Guga César na rede social X.

A sérvia também ganhou muitos acessórios de presentes. Uma outra fã tentou dar um pacote de biscoitos de uma marca popular no Estado. "Levei o biscoito pra entregar pra ela como uma lembrança de Pernambuco. O segurança pensou duas vezes, riu e me devolveu o biscoito", escreveu, no X.

'Generator não é uma escultura'

Intitulada "Generator" ("Gerador", em inglês), a obra é um site specif - arte contemporânea pensada de acordo com o ambiente e espaço determinado - que busca uma reconexão do público com a natureza e a consciência humana.

Trata-se de muro com 25 metros de comprimento, 3 de altura e 2,5m de largura, no qual no qual estão aplicados diversas pedras de quartzo rosa vindas de Minas Gerais. A proposta é que o visitante encoste a cabeça, o coração e estômago nas pedras - conhecidas por transmitirem calma e clareza.

ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO
Marina Abramovic inaugurando obra 'Generator', na Usina de Arte, em Pernambuco - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO

"Isso não é uma escultura", disse Marina, ainda no discurso. "É uma peça para que as pessoas usem, uma obra de arte interativa. Eu não gosto de ver esculturas. Eu gosto de interagir com a arte. Eu dou a arte e vocês me dão o tempo", disse.

"Criamos a tecnologia para termos mais tempo, mas o que está acontecendo é o contrário: estamos viciados e não temos tempo para nada. Estamos olhando para o passado, pensando o que vai acontecer no futuro, mas não estamos vivendo o presente".

Antes de deixar o espaço, já num local menos visível, Marina observou a interação do público com a obra e se emocionou: "É para isso que eu faço arte".

Tags

Autor