Galo da Madrugada: primeira 'apoteose de montagem' terá orquestras, passistas e mais, nesta quarta-feira (7)
Escultura gigante do Galo será erguida com apresentações de Getúlio Cavalcanti e o Bloco das Ilusões; Tribo de Caboclinhos Tupi e a Balsa Frevo D'Água, comandada pelo Maestro Forró
Pela primeira vez, a escultura gigante do Galo da Madrugada, o "maior bloco carnavalesco do mundo", será erguida na Ponte Duarte Coelho com um evento de cerimônia nesta quarta-feira (7), a partir das 17h45.
O "Galo Gigante da Paz", nome da escultura este ano, será erguido às 19h, acompanhado por orquestras, passistas, Tribo de Caboclinhos e uma balsa embalada por Maestro Forró nas águas do Rio Capibaribe.
O início da folia terá como partida Getúlio Cavalcanti e o Bloco das Ilusões, figuras que resgatam os 'carnavais saudosos' - a crina do Galo esse ano é grisalha em homenagem aos idosos.
Já a Tribo de Caboclinhos Tupi irá reverenciar os povos originários que inspiraram parte da escultura, feita em arte plumária.
Balsa do frevo embala foliões nas águas do Capibaribe
A Balsa Frevo D'Água, com o Maestro Forró acompanhado de orquestra e passistas de frevo, está escalado para animar a festa a partir das 18h30.
"Acredito que esse é mais uma atração que chega para ficar, consolidando-se nos próximos anos e se tornando parte integrante do calendário e das tradições do Carnaval recifense", diz o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho.
A balsa também volta a cena no sábado (10), quando o bloco desfila. O abre-alas começa às 7h e segue até às 9h. Daí por diante, a animação na Balsa Frevo D'Água continua até as 15h ao som da orquestra e com muito frevo no pé, embalando e alegrando os foliões do Bloco Galinha D'Água.
Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo
No sábado (10), o Galo da Madrugada desfila a partir das 9h. Trinta trios elétricos, dezenas de artistas e seis alegorias irão compor o espetáculo, que neste ano presta uma homenagem ao Rei do Brega, com o tema "Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo".
A expectativa é de reunir mais de 2,5 milhões de brincantes no Centro do Recife. Estima-se um total de 5 mil trabalhadores diretos envolvidos na realização do desfile e outros 35 mil indiretos, aproximadamente.
O roteiro do desfile mantém o mesmo formato dos últimos anos, com início no Forte das Cinco Pontas, a partir das 7h. Quando os fogos anunciam o início da festa, pontualmente, às 9h, o bloco segue pela Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e finaliza na Rua do Sol, num total de 6,5 km de percurso.