CARNAVAL 2024

Escultura do Galo de 2024 tem artesanato produzido em Tacaratu, terra dos pankararus

Gigante deste ano tem pés coloridos por peças feitas por artesãs do distrito de Caraibeiras, com técnica de macramê, uma tradição dos pankararus

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 08/02/2024 às 9:47 | Atualizado em 08/02/2024 às 11:11
Notícia
X

A escultura gigante do Galo da Madrugada deste ano, chamada de "Galo Gigante da Paz", tem os pés coloridos por peças em fibra de tecido feitas por artesãs do distrito de Caraibeiras, na cidade sertaneja de Tacaratu. Elas utilizaram a técnica de macramê, uma tradição dos pankararus que habitam essa região.

A participação da Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu (Coopertêxtil) ocorre porque o gigante deste ano está homenageando também os povos originários.

A iniciativa contou com consultoria do Sebrae/PE e participação do artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pela escultura desde 2020. As peças têm as cores dos anéis olímpicos, que representam a união dos cinco continentes

Varandas da Paz

ARTHUR MARTINS/DIVULGAÇÃO
'Varandas da paz' são peças de artesanato criadas para decorar a lateral de redes produzidas em Tacaratu - ARTHUR MARTINS/DIVULGAÇÃO

Tacaratu é conhecida como a Terra das Redes. As "varandas da paz", como estão sendo chamadas essas peças produzidas para o Galo, são fruto de uma consultoria do Seabre/PE nessa região.

O produto original foi criado para decorar a lateral de novas redes produzidas pela Coopertêxtil. Após receber o convite para assinar o Galo da Paz, Leopoldo Nóbrega idealizou, ao lado das artesãs, a criação da peça em tamanho cenográfico, com cerca de 4 metros, para representar as penas das patas do Galo da Madrugada.

"Valorizar as Varandas da Paz no Galo da Madrugada faz parte de um projeto que eu iniciei, desde que assinei o primeiro Galo, de tornar esse símbolo um propulsor da visibilidade da produção local, valorizando grupos como o dessas artesãs de Caraibeiras e Tacaratu. Em breve, vamos fazer uma grife de produtos inovadores com essas mulheres", explica o artista plástico Leopoldo Nóbrega.

Parceria com a Prefeitura de Tacaratu

ARTHUR MARTINS/DIVULGAÇÃO
'Varandas da paz' são peças de artesanato criadas para decorar a lateral de redes produzidas em Tacaratu - ARTHUR MARTINS/DIVULGAÇÃO

"O Sebrae apoia a Coopertêxtil há dois anos, na formalização e gestão. Agora, estamos apoiando a comercialização dos seus produtos no mercado, seja com a divulgação em feiras e outros eventos ou divulgando esses produtos. Por meio do Sebraetec, uma consultoria que é voltada para ajudar os pequenos negócios a inovar, investimos na criação das Varandas da Paz", diz Rossana Webster, gerente da Unidade Sebrae no Sertão Central.

O projeto de criação da Varanda da Paz - Coleção Galo da Madrugada 2024 contou com orçamento de R$ 70 mil reais, disponibilizados por meio de acordo de parceria com a Prefeitura de Tacaratu. A coleção está disponível para a venda.

GALO DA MADRUGADA 2024: ACOMPANHE AO VIVO a movimentação na PONTE DUARTE COELHO [08/02]:

Tags

Autor