Carnaval na terça-feira: Arrastão de maracatus em Nazaré da Mata e encerramentos animados em Recife e Olinda
Pernambuco se despede da folia de Momo com festividades nas mais diferentes festividades
Ao raiar da terça-feira de Carnaval, Nazaré da Mata, que tem o carnaval mais tradicional da Zona da Mata, se prepara para encerrar a festividade momesca com uma grandiosidade cultural que ecoa por todo o estado de Pernambuco.
Neste último dia de celebração, a cidade se transforma em um palco vivo, pronto para acolher mais de 100 grupos de maracatu em um grandioso arrastão pelas suas ruas, reforçando a tradição secular do munípcio.
Esse desfile promete arrastar centenas de foliões e só deve terminar por volta das 5h da manhã da quarta-feira de cinzas.
Das 10h às 17h, diversos blocos também desfilam, como Boi Cerâmica Maguary, Os de Verdade, Juá em Folia, Bloco Caza Caza, Os Cabecinha, Bloco da Enchente, Clube Carnavalesco.
Recife
Já o Marco Zero do Recife irá se encher para a grande despedida da folia com um encontro do Maracatu de Baque Solto, a partir das 16h.
Lenine e Spok apresentam um show conjunto em seguida, às 19h. Lia de Itamaracá, homenageada do Carnaval da cidade neste ano, faz um show repleto de participações especiais.
Às 22h20, Samuel Rosa leva um repertório de pop-rock para o público. Às 00h, entra a tríade que todos os anos dá tom ao encerramento da folia de Momo: Alceu Valença, Elba Ramalho e o Orquestrão do Frevo.
O Pátio de São Pedro encerra com nomes de peso do mangue: Som Da Rural, Banda Etnia, Chinaina, Ave Sangria, Karina Buhr e Banda Eddie.
Na Praça do Arsenal, se apresentam Orquestras, Maracatus, Escolas de Samba e Grupos De Dança; Frevos de Bloco - O Grande Encontro: Coral Edgard Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres; Isadora Melo, Uana, Filipe Catto e Raquel Reis.
Nos descentralizados, Pitty canta na Várzea, Pato Fu no Poço da Panela, e Nação Zumbi, Devotos e Mundo Livre no Alto José do Pinho.
Olinda
Em Olinda, a despedida nas ladeiras contará com desfiles da Pitombeira dos Quatro Cantos (Largo do Amparo, 9h), Patusco (Largo do Amparo, 10h), Encontro dos Bonecos Gigantes (Largo do Guadalupe, 11h), Sem Nome (Ladeira da Prefeitura, 11h).
Outros blocos são Quem Cola Entra (11h, Av. Cel. Joaquim Cavalcante), Segurucu (1h, Av. Sigismundo Gonçalves), Ceroula de Olinda (16h, Colégio São Bento) e Eu Acho é Pouco (17h, Cruzeiro do Convante de São Francisco).
No polo da Praça do Carmo, se apresentam as bandas Mestre Ambrósio, Banda Eddie, Almério, Orquestra de Bolso e Academia da Berlinda.
Já o Polo Tudo Massa, a partir das 14h, conta com Quintal Do Mundo, Joanah Flor, João Marlevou, Gilu Amaral e Orquestra Latinolindense.
Triunfo
Em Triunfo, a partir das 16h, a festa dos Caretas encerra com Nana Chicileteira, Grupo Revelação, Cezinha Baballê e Banda Vizzu.