Carnaval 2024

Com trajes em homenagem aos povos originários, Homem da Meia-Noite desfila pelas ladeiras de Olinda

Neste carnaval o Homem da Meia-Noite teve o tema "Terra Indígena"

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 11/02/2024 às 0:23 | Atualizado em 11/02/2024 às 0:31
Notícia
X

Ao virar da noite do sábado (10) para o domingo (11), o Homem da Meia-Noite iniciou seu tradicional desfile pelas ladeiras do Sítio Histórico  de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A concentração dos foliões e inicio do desfile ocorreu na sede da agremiação, na Estrada do Bonsucesso. 

Neste ano, o Calunga reverenciou os povos originários com o tema “Terra Indígena”. Os homenageados da edição foram o Caboclinho 7 Flexas, o cantor Marron Brasileiro, além do Povo Xukuru do Ororubá, de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

"O tema desse ano foi muito especial, os homenageados foram especiais, tudo foi projetado com muito carinho. A resposta dos foliões em relação ao Homem da Meia-Noite é ele crescer a cada ano", disse Luiz Adolpho, presidente da agremiação. 

O traje do gigante foi criado pela estilista indígena, Dayana Molina. As vestes deste carnaval foram entregues ao Calunga na data de seu aniversário de 92 anos, no dia 2 de fevereiro, na Aldeia Pedra D'Água, local que reside o povo Xukuru do Ororubá, homenageado neste ano. 

As vestes do Calunga tiveram elementos presentes na cultura indígena. No na parte da frente da roupa colares típicos da cultura originária, no chapéu os nomes dos homenageados e na parte das costas o mapa do país com a frase "Brasil Terra Indígena". 

Reprodução/Instagram
Roupa do Homem da Meia-Noite tem estampa do mapa do país nas costas com frase "Brasil terra indígena" - Reprodução/Instagram

O DESFILE

O Homem da Meia-Noite percorreu 5 km arrastando a multidão pelas ladeiras de Olinda. O bloco passou pela Igreja do Amparo, pelas ruas Nossa Senhora de Guadalupe, Prudente de Morais e São Bento, além dos Quatro Cantos e Prefeitura.

Existe uma equipe que se reveza para carregar o boneco gigante do Calunga durante todo esse percurso. Atualmente, Carlos Alberto Fernandes é o carregador oficial do Homem da Meia-Noite. Ele iniciou suas atividades na agremiação em 2010, mas apenas em 2020 se tornou o titular na função. 

"O papel que eu assumi é muito bonito, mas para sair perfeito tem muita gente por trás. Temos uma equipe para carregar o boneco, a diretoria, o apoio e muitas outras pessoas trabalhando para que tudo saia perfeito. A cada desfile do Homem da Meia-Noite é um momento mágico. Por onde ele vai ele leva essa magia", contou Fernandes. 

Ao final do desfile, O Homem da Meia-Noite entregou a chave da cidade de Olinda para a troça Cariri Olindense, que fica responsável por continuar a festa.

FOLIÕES DE TODAS AS IDADES ACOMPANHAM O HOMEM DA MEIA NOITE 

Acompanhando os desfiles do Calunga desde que estava no colo de sua mãe, Petronilo Araújo, 58, destacou que é sempre uma emoção acompanhar a agremiação que sua família viu crescer. 

"A minha família sempre morou naquele corredor de casas ao lado da sede do bloco. Então, eu participei de todos os desfiles do Homem da Meia-Noite da minha vida, porque todos os carnavais nós estamos ali na nossa calçada vendo ele desfilar", explicou. 

Com João Rêgo, 25, a entrada da agremiação na sua vida foi um pouco diferente. Enquanto estudava em uma escola no Alto da Sé, conheceu a história da agremiação e mais tarde começou a frequentar os desfiles ao lado de colegas que moravam próximos a sede do Homem da Meia-Noite. 

"Virou quase uma tradição acompanhar a saída do bloco, não só pela festa em si, mas também por reencontrar diversas figuras que fizeram parte da minha infância e adolescência. Eu me sinto privilegiado por essa pequena fração da história gigante do Homem da Meia-Noite se entrelaçar com momentos formadores da minha vida, então é sempre muito emocionante acompanhar todos os anos", afirmou o folião. 

CARNAVAL 2025 

A preparação para desfile já está em andamento. Segundo o presidente do bloco, só existem duas semanas de descanso para começar a botar o projeto em prática. 

"Planejamos com muita antecedência, estamos no Carnaval de 2024, e já temos para o Carnaval de 2025 homenageados, tema, onde será feita a roupa, já temos também o de 2026, só falta o de 2027", destacou Luiz Adolpho. 

Tags

Autor