CARNAVAL 2024

Troça do Lorde leva elegância e tradição à Olinda em dia de homenagem

Personagem emblemático de Mário Medeiros Raposo, já falecido e homenageado do Carnaval de Olinda neste ano, foi relembrado na "Troça Carnavalesca O Lord"

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/02/2024 às 17:52
Notícia
X

O domingo de Carnaval em Olinda foi marcado pelo desfile da Troça do Lorde, homenageado "In Memoriam" da folia do munícipio em 2024. O desfile teve início às 10h, na Travessa Coronel Joaquim Cavalcanti, no bairro do Amparo.

Com uma tradição de 63 anos, o personagem emblemático, conhecido como o Lorde, que ostentava fraque preto, luvas brancas, cartola e guarda-chuva, estreou esse traje singular em 1937, incorporando a vestimenta do avô.

Após o falecimento do Lorde em 2006, sua esposa Cleonice Pereira, filhos e netos decidiram fundar a "Troça Carnavalesca O Lord" e criar um boneco gigante em sua memória.

Cortejo

O cortejo da troça percorreu um trajeto que incluiu a Bica dos Quatro Cantos, Ribeira, Prefeitura, 26 de Janeiro, Prudente de Moraes e Rua do Amparo, finalizando o desfile no ponto de origem.

Ao longo do percurso, os foliões, emocionados, prestaram homenagens ao Lorde, consolidando seu status como ícone imortal no imaginário criativo do Carnaval de Olinda. Reginaldo da Paz, o homenageado em vida do Carnaval de Olinda 2024 também prestigiou a troça.

Cleonice, que foi companheira do Lorde por quase 50 anos, expressou seus sentimentos durante o desfile: "Fico muito feliz e acho importante as pessoas lembrarem dele, ao mesmo tempo é triste pela saudade. Nossa família segue com o legado construído por ele", afirmou.

Votação popular

O saudoso Mário Medeiros Raposo, o Lord de Olinda, foi escolhido como homenageado pela população em votação online, com 57,59% dos registros. Quem recebeu o diploma do homenageado foi o neto do Lord, Cláudio Raposo.

"Pra gente é uma grande felicidade. Porque há muito tempo meu avô já se destacava no Carnaval. Hoje, receber essa homenagem, mesmo ele não estando em vida, é muita felicidade. Se ele estivesse em vida ia ser uma festa. Se já era euforia sem ser homenageado, ganhando esse destaque, nem sei como seria. Pra nossa família vai ser um Carnaval muito especial."

Mario Medeiros Raposo usava trajes requintados marcaram a festa: fraque preto, luvas brancas, cartola e guarda-chuva. Ele brincou até o fim da vida. Assim desfilou por 63 anos o servidor, que era Guarda Municipal e ganhou o título de Lord. Sua história, teve como origem a vestimenta, um presente especial recebido na década de 30, pelo seu avô português. Hoje, filhos, netos e demais brincantes reverenciam sua memória, em meio a carinho e muita saudade.

Tags

Autor