Quaresma

Quarta-feira de cinzas pode comer carne? Entenda

A Quarta-feira de Cinzas dá início a Quaresma

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 14/02/2024 às 8:07 | Atualizado em 14/02/2024 às 10:05
Notícia
X

Nesta Quarta-feira de Cinzas (14/02), inicia-se a Quaresma, um período de preparação para a ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. Mas surge a dúvida: é permitido comer carne nesse dia?

Para os católicos e aqueles inseridos em famílias de tradição católica, é importante estar ciente das particularidades das refeições durante a Quaresma, um tempo de jejum, oração e reflexão.

Os 40 dias da Quaresma simbolizam o período em que Jesus passou no deserto, dedicando-se à oração e resistindo às tentações de Satanás.

Os católicos contemporâneos observam esse período mediante sacrifícios, orações, participação nas missas e seguindo regras específicas quanto à alimentação.

Quarta-feira de cinzas pode comer carne? Entenda

Na tradição da Igreja Católica, é orientado que os fiéis se abstenham de consumir carne na Quarta-feira de Cinzas e nas sextas-feiras durante a Quaresma, um período de penitência e renovação que precede a Páscoa.

Durante esses dias, evita-se o consumo de carne de cordeiro, frango, boi, porco, presunto, veado e outras carnes similares. No entanto, ovos, leite, peixe, grãos, frutas e vegetais são permitidos e constituem uma alternativa.

Certas exceções são previstas. Mulheres grávidas, doentes, idosos e crianças muito jovens estão dispensados das regras de jejum durante a Quaresma.

Muitos fiéis optam por fazer algum tipo de sacrifício ao longo de toda a Quaresma. Alguns abstêm-se de um alimento preferido, como frango ou chocolate, enquanto outros renunciam a um hábito, como assistir televisão.

Se alguém opta por evitar a carne ou qualquer outro alimento durante esse período, essa restrição é aplicada não apenas na Quarta-feira de Cinzas, mas também nos 40 dias seguintes.

Mas por que a abstinência de carne? A carne simboliza a carne humana, e é lembrado que Jesus sacrificou seu próprio corpo na Sexta-feira Santa. Assim, a abstinência de carne é uma forma de honrar o sacrifício de Jesus na cruz.

JEJUM NA QUARESMA

O jejum é uma prática significativa para os cristãos, uma forma de reverenciar o sofrimento e a morte de Jesus na cruz.

Acredita-se que ao jejuar, os fiéis se preparam para celebrar plenamente e participar de sua ressurreição. Assim, o jejum é visto como uma expressão de penitência, ascetismo, simplicidade e austeridade.

Ao longo da Bíblia, Jesus incentiva seus discípulos a jejuar durante suas jornadas, indicando que, na sua ausência física, eles jejuarão para expressar sua devoção e estar mais próximos dele.

Enquanto estão com ele, não é necessário jejuar, pois sua presença já os aproxima, mas quando ele não está mais fisicamente presente, o jejum é uma maneira de se aproximarem dele espiritualmente.

Para aqueles que optam pela disciplina do jejum, é importante fazê-lo com humildade e sinceridade, pois o jejum envolve privar o corpo físico de nutrição.

Essa prática é vista como uma oportunidade de fortalecer a conexão espiritual e cultivar uma maior proximidade com Deus.

Tags

Autor