MÚSICA ERUDITA

Consulado da Itália no Recife promove concerto gratuito na Basílica da Penha para celebrar 150 anos de imigração

Concerto com 20 músicos terá obras de Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, evocando a diversidade da cultura italiana

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 27/02/2024 às 11:22
Notícia
X

Em 2024, comemorações em todo o Brasil celebram os 150 anos de imigração italiana para o País. Em Pernambuco, o Consulado Italiano e o Comites Nordeste, com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, promovem um grande concerto com 20 músicos da Orquestra Bravo na Basílica da Penha, no bairro de São José, no Centro.

A apresentação ocorre nesta quarta-feira (28), a partir das 19h, reunindo 11 instrumentistas e oito vozes. Eles irão executar um repertório com canções que vão levar o público para uma viagem musical pela Itália. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através do Recentro e Investe Recife.

A apresentação será composta por obras de Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, entre outros, evocando diversidade da cultura italiana. A Basílica de Nossa Senhora da Penha foi escolhida para a celebração devido à ligação do templo religioso com a Itália. Construída por frades capuchinhos italianos, a basílica é uma representação viva da contribuição desse povo para a formação do patrimônio histórico pernambucano e brasileiro.

Imigração para Pernambuco

A imigração italiana para Pernambuco se deu entre o final do século 19 e o início do século 20, tendo início a partir da região de Palmares e também pela Capital.

BOSCO LACERDA/DIVULAÇÃO
Orquestra Bravo - BOSCO LACERDA/DIVULAÇÃO

"Entre os grandes italianos que fizeram história no estado estão Ugo Falangola, responsável por trazer os primeiros equipamentos de cinema para o Recife; Giuseppe e Francesco Vita, fundadores da fábrica de refrigerantes Fratelli Vita; e Fortunato Russo, comerciante que atuou no ramo de tecidos e aviamentos", explica a neta deste último, Maria Carolina Russo, hoje presidente do Comites Nordeste (comitê dos italianos residentes no nordeste do Brasil).

Atualmente, a comunidade italiana no Nordeste é formada por cerca de 500 mil descendentes, que desempenham um papel ativo na promoção da cultura, gastronomia e história do Estado com iniciativas que têm contribuído para o fortalecimento dos laços entre as comunidades e para o enriquecimento da diversidade cultural da região.

Imigração italiana

Os 150 anos da imigração italiana são comemorados oficialmente no dia 21 de fevereiro, data que remete à chegada ao Brasil do navio "La Sofia", em 1874, com quase 400 italianos. Os italianos desempenharam relevante papel no desenvolvimento da agricultura brasileira, em especial, no cultivo do café; bem como na indústria, comércio, artes e gastronomia.

Os ítalos-brasileiros estão presentes em todo o País, com destaque para os estados do Sul e Sudeste, influenciando aspectos da cultura brasileira, como a língua, culinária, festas e tradições.

Entre os ítalo-brasileiros ilustres, podem ser citados a atriz Fernanda Montenegro, a pintora Anita Malfatti, o vice-campeão mundial de Fórmula 1 Felipe Massa e o pintor pernambucano Murillo La Greca, cujos murais estão entre as obras que embelezam o interior da Basílica da Penha.

De acordo com a embaixada italiana no Brasil, em 2013, o País possuía 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos (cerca de 15% da população brasileira na época).

Tags

Autor