Espetáculo 'O Irôko, a Pedra e o Sol' retorna aos palcos do Recife; confira enredo e agenda
Discutindo LGBTfobia, racismo e intolerância religiosa, espetáculo conta a história de amor entre dois jovens, Severino e Sebastião, que vivem em uma comunidade quilombola evangelizada no Sertão pernambucano
O espetáculo pernambucano "O Irôko, a Pedra e o Sol" retorna aos palcos do Recife em curta temporada neste mês de março. O musical do grupo O Poste Soluções Luminosas, bastante aclamado em 2023, volta com apresentações no Teatro Hermilo Borba Filho nesta sexta-feira (1º), sábado (2) e domingo (3), além dos dias 9 e 10 de março. Os ingressos, a preços populares, podem ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla.
Dirigido por Samuel Santos, o espetáculo conta a história de amor entre dois jovens, Severino e Sebastião, que vivem em uma pequena comunidade quilombola evangelizada no Sertão pernambucano. Em cena, 12 artistas negros dão vida ao enredo, que faz refletir sobre temas como LGBTfobia, racismo, violência contra a mulher, intolerância religiosa e sorofobia.
O musical traz trilha sonora original com letras do diretor Samuel Santos musicadas por Beto Xambá e Thulio Xambá. Abordando temáticas que evocam a ancestralidade, a cultura afroindígena e a religiosidade de terreiro, a trilha é performada ao vivo pelo Grupo Bongar, com cinco músicos em cena, e cantada ao vivo pelo elenco, que transita entre texto, música e dança para entoar a narrativa do espetáculo.
História real
"O Irôko, a Pedra e o Sol" é inspirado na história real de uma paciente com HIV em Itapipoca, no Ceará, que foi abandonada pela família em um hospital público por mais de um mês e teve seus pertences isolados em um cômodo.
"Assim surgiu a necessidade de levar ao palco um projeto que agregasse valores sociais, históricos e poéticos ao fato, alinhando também outras temáticas importantes para os tempos atuais", comenta Samuel.
Prêmios
"O Irôko, a Pedra e o Sol" foi o grande vencedor do Prêmio Sesc Nacional de Artes Cênicas em 2022, estreando oficialmente com apresentações no Recife em junho de 2023. Ainda no ano passado, o espetáculo também fez apresentações no Teatro do Parque, com apoio do Funcultura; na 22ª edição do Festival Recife de Teatro Nacional; e no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá.
"Estamos felizes em retornar aos palcos em 2024. O espetáculo foi muito procurado no ano passado, e agora mais pessoas terão a oportunidade de assisti-lo", comemora Samuel.
Acessibilidade
No segundo fim de semana, nos dias 09 e 10/03, as apresentações contarão com intérprete de Libras, acessibilizando a obra ao público surdo e ensurdecido. A temporada do espetáculo "O Irôko, a Pedra e o Sol" em março de 2024 conta com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife.
SERVIÇO
Curta temporada do espetáculo "O Irôko, a Pedra e o Sol"
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Quando: dia 1º, 2 e 9/3, às 19h; dia 3, às 17h, e 10/3, às 17h30
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda no Sympla e na bilheteria do teatro 2 horas antes do início de cada sessão