CINEMA

Legado de Geraldo Pinho é resgatado por projeto que resultará em documentário; conheça

Iniciativa "O Programador" exibirá o curta "A Batalha dos Guararapes Parte II" no Parque, nesta terça-feira (5); Projeto irá originar documentário em curta-metragem sobre trajetória de Pinho

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/03/2024 às 14:46 | Atualizado em 05/03/2024 às 12:08
Notícia
X

O saudoso Geraldo Pinho (1951-2021), criador audiovisual, pesquisador, professor e apaixonado pela sétima arte, está tendo o seu legado revisitado pelo projeto "O Programador", desenvolvido pela equipe do Laboratório de Antropologia Visual (LAV), da UFPE, com apoio do Funcultura.

O principal objetivo da iniciativa será produzir um documentário homônimo no formato curta-metragem, com previsão de lançamento no final deste ano. Antes disso, no entanto, serão realizadas algumas atividades para rememorar o trabalho de Geraldo.

Nesta terça-feira (5), às 19h, será exibida no Teatro do Parque, no Centro do Recife, uma versão digital do curta "A Batalha dos Guararapes Parte II", com roteiro e direção de Geraldo Pinho, Fredi Maia e Paulo André Leitão. Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes da sessão.

A Batalha dos Guararapes Parte II

STILL
"A Batalha dos Guararapes Parte II" com roteiro e direção de Geraldo Pinho, Fredi Maia e Paulo André Leitão. - STILL

"Batalha dos Guararapes Parte II" foi lançado em 1981, sendo originalmente gravado no formato de Super 8. Agora, foi recuperado e digitalizado por meio da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros, um projeto do Cine Limite em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

O curta é uma espécie de crítica ao longa homônimo do diretor Paulo Thiago, gravado pela Embrafilme durante o regime militar. A produção teve cenas gravadas no Forte de Pau Amarelo, em Paulista, e na Avenida Guararapes - captando uma época movimentada desse importante trecho do Centro.

"O filme aborda a batalha do dia a dia, dos vendedores da avenida, dos moradores que passam por ela", diz Paulo André Leitão, que atua como narrador no curta.

"Depois da dominação holandesa, relatada no filme original da Batalha, a capitania volta para os colonizadores, e se vê a sucessão da cultura de dominação e poderio. Apresentamos isso como ferida social, em tom de crítica mesmo, em plena ditadura militar. A batalha na Guararapes era a verdadeira batalha brasileira."

Roda de conversa

Após a exibição, será promovida uma roda de conversa com a participação de Kate Saraiva e Janaína Guedes, integrantes do Movimento Cinerua; e do jornalista e programador de cinema Luiz Joaquim (Fundaj) Luiz Joaquim.

Ainda participam o professor titular aposentado na UFPE e doutor em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris Paulo Cunha, do jornalista Paulo André Leitão e de Leonardo Paiva, filho do homenageado.

A noite contará ainda com a exibição do curta "Por Trás da Tela", da Agência Cabine, realizado por Aline Albuquerque, Dhamierys Rodrigues, Júlia Lima, Leonardo Cícero, Leonardo Neves e Mônica Silva. Trata-se de uma entrevista gravada com Geraldo Pinho no ano de 2019.

Geraldo no Parque

HANS V. MANTEUFFEL
Geraldo Pinho no Cineteatro do Parque, em 1999, para reportagem de Luiz Joaquim no Caderno C do Jornal do Commercio - HANS V. MANTEUFFEL

A exibição de "A Batalha dos Guararapes Parte II" no Parque ganha um mais significado pelo fato de que Pinho foi programador do cinema, tendo assumido a sala em 1993. Ele foi diretor-adjunto de Cinema da Fundação de Cultura do Recife (FCCR).

Ao longo da carreira, Geraldo Pinho participou do Cineclube Leila Diniz, chegou a fazer alguns filmes e trabalhar em comerciais, mas foi como programador de cinema que ele ganhou o respeito da cena cultural e da imprensa pernambucana.

Além do Parque, ele também cuidou do Cinema Apolo, o primeiro do Bairro do Recife, até assumir a responsabilidade de ser o programador do Cinema São Luiz, onde ficou até o fim da vida.

Curta documental

A morte de Geraldo Pinho, em 2021, impediu que fossem gravadas cenas com o programador para o curta documental. "A ideia de contar a história de Geraldo Pinho vem de alguns anos e chegamos a discuti-la com ele, que aprovou de cara a sugestão", ressalta um dos idealizadores do projeto, Walter Andrade, que assina a direção do curta.

"Foi gravado algo, inicialmente, mas o foco era outro projeto do LAV, o Museu Suape, o qual Pinho teve uma participação importante por nos falar deste acervo raro em Super 8, pertencente ao Mispe. Ele foi diretor do Mispe por um bom período, aliás. Temos imagens dele no Mispe com Pedro Aarão, organizando as bitolas de filmes que seriam digitalizadas pelo projeto Suape, e gravações da homenagem feita a ele no São Luiz, quando o letreiro estampou: Geraldo Pinho, um herói."

Em um exercício de metalinguagem, o doc "O Programador" incluirá cenas a serem gravadas no lançamento de "A Batalha dos Guararapes Parte II", no Teatro do Parque. "Vamos gravar com alguns convidados, a exemplo de Luiz Joaquim, do filho de Geraldo, Leonardo, e com amigos do programador", diz Andrade.

"Estamos fazendo um corte etnográfico, gravando em espaços ligados a Geraldo Pinho e ao cinema de Pernambuco, que são o Teatro do Parque, o Cinema da UFPE e o Mispe. Não sabemos se conseguiremos gravar no São Luiz, mas tentaremos", diz codiretor do projeto, Alex Vailati.

"O trabalho que foi desenvolvido por Geraldo Pinho foi decisivo para formar não só plateias para o cinema, mas vários outros profissionais e pensadores do cinema que vieram depois dele. Tem um marco estético forte e de resistência, que destaca a importância de manter os cinemas de rua em funcionamento."

Tags

Autor