DIA DA MULHER 2024

Por que o Dia da Mulher é comemorado em 8 de março? Entenda a história da data

Nesta sexta-feira (8) de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 07/03/2024 às 20:14
X

Nesta sexta-feira (8) de março, é celebrado internacionalmente o Dia da Mulher, uma ocasião dedicada à celebração da luta pelos direitos das mulheres.

Dia Internacional da Mulher é feriado?

Embora seja uma data significativa para o histórico de luta das mulheres em todo o mundo, o dia 8 de março não é reconhecido como feriado no Brasil.

DIA DA MULHER 2024: MENSAGEM para desejar FELIZ DIA DAS MULHERES

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher tem suas raízes nos movimentos femininos desde o início do século XX, como uma data de celebração da luta pelos direitos das mulheres.

No entanto, foi somente em 1977 que o dia 8 de março foi oficialmente estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por que o Dia da Mulher é comemorado em 8 de março?

Dois eventos notáveis foram determinantes para a criação do Dia da Mulher. O primeiro ocorreu em 1911, com o trágico incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York.

Esse evento chocante expôs as terríveis condições de trabalho às quais as mulheres estavam submetidas e ganhou destaque nas manchetes dos jornais.

O segundo marco importante foi a marcha das mulheres russas por pão e paz em 1917, um evento que se tornou um ponto de virada na História Contemporânea, iniciando uma revolução com impactos globais que ecoam até os dias atuais.

A greve das mulheres teve início em 23 de fevereiro, conforme o calendário juliano que era utilizado na Rússia naquela época.

Esse dia corresponde ao dia 8 de março no calendário gregoriano, que é o dia em que celebramos o Dia Internacional da Mulher hoje.

Desde o final do século XIX, organizações socialistas e sufragistas feministas vinham defendendo a criação de uma data para lembrar a luta das mulheres por direitos.

A marxista alemã Clara Zetkin é lembrada como a principal idealizadora da proposta. Durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, Zetkin defendeu a ideia de uma mobilização anual.

A revolta diante da tragédia na fábrica Triangle transformou-se em uma bandeira pela melhoria das condições de trabalho para as mulheres, unindo mais ativistas em prol das diversas causas femininas defendidas no Dia Internacional da Mulher.

FELIZ DIA DAS MULHERES 2024: melhor MENSAGEM do DIA DA MULHER

Fonte: Udop

Tags

Autor