TEATRO

Comédia musical 'Gonzaguinhas' retorna ao Recife em única apresentação

História de sete irmãs cantoras de Bodocó será contada no Teatro Luiz Mendonça, Zona Sul, neste domingo (17)

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 13/03/2024 às 12:08
Notícia
X

A comédia musical "Gonzaguinhas", dramaturgia que explora riquezas, tradições e ritmos da cultura nordestina, volta a ser encenada no Recife neste domingo (17), no Teatro Luiz Mendonça, Zona Sul, às 19h. Com direção de Emmanuel Matheus e adaptação dramatúrgica de Ubirajara Rodrigues, a peça foi um sucesso de público na estreia de janeiro. Os ingressos custam R$ 35.

"Gonzaguinhas" conta a história de sete irmãs cantoras de Bodocó, cidade do sertão pernambucano, que recebem a ordem da mãe para seguirem o sonho de serem artistas famosas na cidade grande.

A jornada de Januária, Coralinda, Odélia, Odete, Luziane, Ester e Lucupira até Recife é longa e feita a pé com muita música, dúvidas, perigos e esperança alimentada pelo trunfo que carregam: são filhas de Luiz Gonzaga.

Mais personagens

Além das irmãs, que são bem diferentes entre si e carregam características diversas da mulher nordestina, o público conhecerá outros personagens que pretendem ajudar e também atrapalhar o objetivo delas.

Entre eles, os irmãos Cosme e Damião, fugitivos jurados de morte pelo perigoso bando de vilões de Zé de Sete Palmos; Michael e Madonna da Silva, dupla da cidade de Moreilândia que também persegue o sonho de viver de arte e o produtor musical Epaminondas.

Repertório musical

A imersão no clima de seca e religiosidade é fortalecida pelo repertório musical. Foram compostas músicas e arranjos originais para o espetáculo, assinados pelo diretor Emmanuel Matheus, pela diretora musical Gabriela Melo e pelo produtor musical Lucas Crasto.

Criação

"O espetáculo foi criado para o grupo Dose Humana, do colégio Marista São Luís. Sua primeira versão nasceu do meu grande amor pelo Nordeste e sua cultura e a obra seria apresentada em outro estado representando Pernambuco, então nada mais justo que criar um musical colocando o forró, em detalhe maior, e o rei do baião Luiz Gonzaga como ponta pé inicial para o espetáculo", explica Emmanuel.

A peca nasceu como um esquete de 30 minutos, e em 2022, foi apresentada em Natal, em seguida em Recife, tendo três apresentações de grande sucesso. "Em 2023, começamos as preparações para a nova versão, que ganhou mais uma hora e meia, e teve adição de mais de quatro novos personagens. Tivemos um processo de preparação vocal e, de fato, Gonzaguinhas se transforma em um musical", finaliza Emmanuel.

Estão no elenco os atores: Letícia Rocha, Thais Neves, Arthur Cardoso, Gabriela Barbosa, Maju Fonseca, Veronica Cristina, Davi Pithon, Yasmin Lima, Letícia Andrade, João Tavares, Tom Barros, Beatriz Siqueira, Thiago Augusto, Victória Cavalcanti, Larissa Barros e Bira Rodrigues.

SERVIÇO
Comédia musical Gonzaguinhas
Onde: Teatro Luiz Mendonça (Av. Boa Viagem, S/N, Boa Viagem), às 19h
Quando: neste domingo (17), às 19h
Quanto: R$ 35, no instagram @aconstrucaodoator

Tags

Autor