ARTES CIRCENCES

Cia Devir une frevo e circo em apresentações gratuitas no Recife; confira agenda

Pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, em parceria com a passista Inaê Silva, apresentam resultado de investigação das relações cênicas e técnicas dessas duas linguagens

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 14/03/2024 às 12:23
Notícia
X

O que une o circo e o frevo? Responsável por experimentações na área circense, a Cia Devir, formada pelos pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, realiza neste mês de março um projeto que promove diálogo entre essas duas tradicionais linguagens.

Apresentações gratuitas serão realizadas em diferentes locais do Recife nos dias 16, 22 e 23 de março, além de oferecer uma oficina em torno do tema - confira a agenda completa com horários e locais no final do texto. 

O projeto "Circo em Fervo", pesquisa com incentivo do Funcultura, contou com uma residência artística, aulas na Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, trocas com profissionais e estudiosos do campo, entre outras ações.

Investigações

WILL OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO
João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, da Cia Devir, com Inaê Silva - WILL OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO

O projeto promoveu uma investigação das relações cênicas e técnicas entre o frevo e as acrobacias circenses.

Os artistas buscaram inspiração na dança tipicamente pernambucana para agregá-la ao circo - fugindo de estereótipos ou tentativas de sobrepor uma à outra. Eles enfatizam os movimentos de impulso, a relação com a terra e o ar, além dos movimentos acrobáticos em si.

"O projeto tem diversas camadas, como uma busca de uma corporeidade. No circo contemporâneo, muitas vezes se trabalha com a dança contemporânea como base, que vem de uma realidade muito eurocentrada, ainda que tenha se expandido para o mundo", diz Vitor Lima.

Outro eixo importante do projeto foi a parceria com Inaê Silva, passista que é referência nacional, com quem a Cia Devir desenvolveu uma performance como resultado da pesquisa.

Apresentações

WILL OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO
João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, da Cia Devir, com Inaê Silva - WILL OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO

Desde o início de 2024, a Cia Devir e Inaê têm compartilhado o resultado do projeto com o público, apresentando a performance no Instituto do Autismo, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE e na concentração do bloco Escuta Levino, na abertura do Carnaval do Recife.

Agora, serão mais quatro apresentações em março. A primeira delas acontece no dia 16, às 19h30, no evento cultural Melodia de Budega, na Encruzilhada, e integra o projeto "Circo em Fervo", com incentivo do Funcultura.

As outras três contam com o fomento da Lei Paulo Gustavo, como parte do projeto "Circo com Frevo na rua", e acontecem no dia 22, nos bairros de São José e da Várzea, e no dia 23, no Espaço Devir, na Encruzilhada.

Angariando recursos

A performance do dia 23 de março integra a programação do Cabaré Reergue Espaço Devir, que contará ainda com a participação de outros artistas. A iniciativa busca angariar recursos para as reformas da sede da companhia, fundada em 2022, que foi alvo de furtos durante o mês de janeiro deste ano.

O Espaço Devir é mantido de forma independente por João Lucas e Vitor, além de funcionar como local de ensaio, também já recebeu apresentações e atividades de formação na área circense. A entrada para o Cabaré é gratuita, com a tradicional passagem de chapéu para contribuições voluntárias após as apresentações.

Confira a agenda da Cia Devir:

  • 16 de março, às 19h30, no Melodia de Budega (Rua Larga do Feitosa, 135, na Encruzilhada)*
  • 22 de março, às 16h, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Livramento (Rua Direita, s/n, São José)**
  • 22 de março, às 18h, na Praça da Várzea**
  • 23 de março, às 16h, no Espaço Devir (Rua Olga, 71, Encruzilhada)**

* A apresentação integra o projeto "Circo em Fervo", com incentivo do Funcultura.
** As apresentações integram o projeto "Circo com Frevo na rua", com incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG).

Tags

Autor