SÃO JOÃO

Petrolina dá enfoque a talentos locais em série de ações para o São João 2024

Programação do ciclo junino levará ao palco dezenas de artistas locais nos 3 meses de eventos culturais, que iniciam na Exporajada (19 de abril)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/03/2024 às 16:14
Notícia
X

Para divulgar o São João de 2024, o município de Petrolina desenvolveu uma série de ações que enfocam nos talentos locais, sobretudo artesãos, artistas plásticos, músicos e outros produtores de cultura do Vale do São Francisco.

Neste ano, toda a decoração do evento e a identidade visual das peças de comunicação trazem elementos culturais da cidade: carrancas, renda, xilogravura, couro, barro entre outros detalhes.

Nos primeiros vídeos de divulgação da festa, a Coordenadoria de Comunicação escolheu nomes da cena cultural local, a exemplo dos escultores Vando da Carranca e Carina Lacerda; os artistas plásticos Hugo Melo e Carla Rocha; e a chef de cozinha Jucilene Melo para anunciar as atrações juninas, ao mesmo tempo que contam suas trajetórias e um pouco de como produzem cultura em Petrolina.

Lançamento

A festa de lançamento da programação do ciclo junino teve uma exposição de artistas locais, quadrilhas juninas de bairros petrolinenses, comidas típicas e decoração com traços da região.

O evento ofertou ainda apresentações de cantores com raízes no Vale do São Francisco, a exemplo de João Gomes, Iguinho & Lulinha, Tarcisio do Acordeon, Mari & Rayane, Keu Dantas, Elisson Castro, Edenio Lima e Vitor Fernandes.

Ciclo junino

Além disso, toda a programação do ciclo junino levará ao palco dezenas de artistas locais nos 3 meses de eventos culturais, que iniciam na Exporajada (19 de abril) e encerram com a tradicional Missa do Vaqueiro, em 30 de junho.

"O 'Viva a nossa arte' é um conceito que definimos como tema para mostrar e valorizar o artesão, os cantores, os artistas, a costureira, os bailarinos das quadrilhas, o vaqueiro que faz a toada, as cozinheiras que fazem a cambraia. Enfim, dar luz a nossa gente e para a nossa identidade cultural é a ideia principal", diz Simão Durão.

Qual momento melhor que o São João de Petrolina para mostrar a milhares de pessoas como nossas tradições são bonitas, ricas e diversas? Por isso, como apaixonado por nossa cultura, não tive dúvidas em fazer do São João um grande tributo a nossa arte e a quem moldou a cultura e os hábitos de Petrolina."

Impacto no segmento artístico

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, explica o impacto para o segmento artístico a proposta da prefeitura de promover a cena cultural local durante o ápice das festividades nordestinas.

"É muito importante ter o tema do São João, 'Viva a nossa arte', como ideia central, até porque a gente sabe que o São João movimenta toda uma cadeia criativa cultural sim, como nas costureiras, nos aderecistas, nos bailarinos, nos coreógrafos, nos cenógrafos, nos pintores, nos artistas visuais, os compositores, músicos, ou seja, muitos aspectos culturais e artigos são envolvidos no fazer do São João", diz.

"Então, a gente como Secretaria Executiva de Cultura e como artistas que pensam no São João, temos o sentimento de contemplação e agradecimento", resume o secretário.

Tags

Autor