SEXTA-FEIRA SANTA

Sexta-Feira Santa: o que pode e o que não pode fazer na Sexta-Feira da Paixão

Saiba as orientações para a Sexta-Feira Santa

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 29/03/2024 às 7:39
Notícia
X

A Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é celebrada pelos fiéis como uma data de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Como uma espécie de homenagem à morte de Cristo, alguns católicos optam por fazer jejum parcial ou total de carne vermelha como parte da tradição religiosa. Outros, escolhem outro alimento para o jejum total durante o período da Quaresma.

A Igreja Católica recomenda apenas uma refeição completa no dia, sem que o fiel possa obter a saciedade. 

Confira nesta matéria o que pode e o que não pode fazer na Sexta-Feira Santa.

O QUE NÃO PODE FAZER NA SEXTA-FEIRA SANTA?

A Sexta-feira Santa celebra a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Por conta disso, a Igreja Católica restringe a alimentação dos fiéis. 

É proibido se alimentar de qualquer animal, sejam aves, caprinos, dentre outros. A carne do peixe é a única "permitida" para este dia. Ou seja, na Sexta-Feira Santa, não pode comer carne vermelha ou carne de frango.

De acordo com o Código de Direito Canônico, o jejum é indicado para a Quarta-Feira de Cinzas e para a Sexta-Feira da Paixão.

Por outro lado, algumas pessoas têm o hábito de não realizar atividades no dia, como varrer a casa. No entanto, estas são práticas pessoais, sem indicação da Igreja.

É válido ressaltar que, além de feriado, a Sexta-feira Santa também é dia de penitência. Ou seja, o fiel deve abster-se de prazeres terrenos, como ir à festa.

O QUE É PERMITIDO?

Os seguidores de Cristo devem participar das celebrações nas Igrejas e unir os sacrifícios realizados do jejum e da abstinência.

Além disso, é fundamental rezar a Via Sacra e praticar atos de caridade.

Tags

Autor