LANÇAMENTO

Coreógrafa Adriana Carneiro lança livro de poesias "O corpo como parte de um sistema"

Lançamento será no próximo dia 03, na Biblioteca Pública do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/04/2024 às 19:17
Notícia

A coreógrafa e pesquisadora pernambucana Adriana Carneiro lança no Recife seu primeiro livro de poesias “O corpo como parte de um sistema”, pela editora Patuá, no próximo dia 3 de maio, na Biblioteca Pública do Estado, na programação de aniversário de 172 anos do espaço

A obra é uma coletânea de 55 poemas que convidam os leitores à reflexão sobre a vida, o dia a dia, a sociedade, a relação com a cidade e a condição humana. 

O corpo como parte de um sistema

No livro, lançado em novembro na Casa Guedes, em Paraty, durante a Flip, a autora entrelaça situações através das palavras e registra espaços, tempos, biota, coisas e o que mais puder transcender para o mundo vasto da poesia.

Sua formação e relação forte com a dança trazem outros olhares sobre o corpo e os sistemas em que vivemos. Entre outras situações, destaca, em versos livres, corpos que amam e sentem fome, além dos perigos que rondam os corpos femininos, como no poema Denúncia anônima.

Divulgação
O livro de poesias "O corpo como parte de um sistema" - Divulgação

Elenca fatos que marcaram o isolamento social, decorrentes da Covid-19; e o asfalto, que serve de moradia para muitos. E vai além: expõe a liberdade que a permite existir e interagir no mundo.

“Eu, que tenho uma relação muito forte com a dança, entendo o corpo como um sistema; a sociedade vive dentro de sistemas e nós criamos nossos sistemas para viver dentro dos sistemas. Então, o livro fala sobre corpos que transitam, corpos-sociais, que estão na cidade e pelo mundo. Corpos que nem sempre são acolhidos”, destaca Adriana.

Conheça a autora 

Adriana Carneiro é formada em pedagogia da dança pelo Konservatorium der Stadt Wien/Áustria. É a idealizadora do aplicativo Plataforma Fusion: dança e tecnologia - Composições de movimentos e imagens em tempo real (2020).

Ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, com o solo Mundo ao Redor. Cursou Letras na UNICAP e especializou-se no ensino do alemão, pela Friedrich-Schiller-Universität Jena na Alemanha e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Professora de alemão, Adriana escreve crônicas e poesias. Publicou em alemão o artigo Lehrer- und Lernerverhalten im Projektunterricht: Lehr- und Lerngewohnheiten als Störfaktor (revista ABRAPA Projekt. 09/ 2020).

“O corpo como parte de um sistema” já está disponível no site da editora Patuá (www.editorapatua.com.br) e está à venda no lançamento.

Tags

Autor