'Partiu América': Filme mais visto da Netflix tem pernambucanos na direção, roteiro e produção
Comédia tem assinatura da produtora pernambucana All Screens Films, também responsável por "Tá Puxado" e "Lucicreire vai Pra Marte"
Em apenas 24h no ar, a comédia "Partiu América" alcançou o primeiro lugar entre os filmes mais vistos da Netflix no Brasil - e o terceiro em Portugal. Originalmente lançado em 2023, o longa tem um trio de pernambucanos na direção, roteiro e produção executiva: Rodrigo César, Cadu Pereiva e Tom Nogueira, respectivamente.
Rodrigo César e Tom Nogueira são sócios de uma produtora também pernambucana, a All Screens Films, que foi chamada pela Galeria Distribuidora para trabalhar em "Partiu América". Ambos já tinham larga experiência no audiovisual.
"A repercussão foi até inesperada. Entrou na terça-feira e em menos de 24h foi Top 1, coisa que não é comum. Geralmente, demora um tempo para ir chegando ao primeiro lugar. Foi realmente um fenômeno e a equipe está bem surpresa", diz Tom, ao JC.
Enredo
O filme conta a história de Matheus (interpretado por Matheus Ceará), dono de um modesto parque de diversões no interior do Nordeste que cultiva o sonho de visitar o complexo de parques temáticos dos Estados Unidos.
No enredo, chega o grande momento da sua família finalmente realizar o sonho de conhecer as terras americanas, mas a viajem não vai acontecer exatamente como eles sonharam. O elenco ainda conta com Priscila Fantin, Luara Fonseca e Gabriel Palhares, Igor Guimarães, Mução e Flávio Andrade.
Produtora pernambucana
A All Screens ganhou notoriedade ao produzir a série animada "Bela Criativa", de 2017, que foi a primeira série animada a usar a técnica 3D fora do eixo Rio-São Paulo.
Em 2018, foi a vez de "A Presepada", um especial de Natal da TV Globo que atualmente está disponível no Globoplay. O elenco conta com Thay Lopes, Camila Bastos, Zé Ramos e Paulo Pontes
Em 2020, foi a vez do "Tá Puxado", em uma parceria com a TV Jornal, do Sistema Jornal do Commércio da Comunicação. A série de 26 episódios truxe Cinderela, personagem de Jeison Wallace, com Matheus Ceará. O projeto teve uma boa repercussão e atualmente está disponível no streaming STAR+.
Filmagens no exterior
Em 2021, foi a vez do longa "Lucicreire vai Pra Marte", co-produção entre 20th Century Fox, Globo Filmes e Telecine, e protagonizado pela pernambucana Fabiana Karla. "Esse filme teve filmagens em Olinda, no Recife, no Rio e na sede da NASA, em Washington. Também fizemos cenas em um avião que simula a gravidade zero em Las Vegas", diz Tom.
"Partiu América" também teve filmagens no exterior, mais especificamente no Busch Gardens Tampa. "Foi a primeira vez que ele abriu as portas para uma filmagens, o que ressaltamos nos agradecimentos."
Para o produtor executivo, o sucesso na Netflix deve abrir mais portas. "Tendo um filme com reconhecimento nacional e internacional, a gente acredita que isso possa a vir a ser uma chancela para outras produções."