LEGISLATIVO

Som Na Rural é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Proposta foi aprovada nesta segunda-feira (20) na Câmara Municipal

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/05/2024 às 22:45 | Atualizado em 21/05/2024 às 16:15
Notícia

Palco itinerante em eventos culturais de Pernambuco, o projeto Som na Rural, que utiliza um Jeep Rural Willys 69, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife após votação na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20).

O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). A Som na Rural é um projeto do produtor cultural Roger de Renor, fundador do saudoso bar Soparia (que ficava no Pina) e do diretor e fotógrafo Nilton Pereira.

Na estrada há 14 anos, esse Jeep deixou de ser um veículo comum para se tornar um símbolo de resistência e conexão com as raízes culturais do Brasil, além de levar a cultura pernambucana e recifense para diversos lugares do país.

Difusão da cultura

O Som na Rural tem sido um importante meio de difusão da cultura popular pernambucana, levando música e arte para as ruas do Recife e promovendo a inclusão social e a valorização da cultura local.

A parlamentar destacou o papel que o projeto desenvolve nas comunidades do Recife, levando além da cultura, discussão sobre as principais demandas desses locais.

"O Som Na Rural se transformou em um palco muito maior que um palco para apresentações, shows, dança, batalhas de rap, hip hop. O Som Na Rural se transformou em um canal de comunicação do povo do Recife. É muito importante esse reconhecimento. O Roger de Renor brinca que o Som Na Rural é um veículo 'autoemotivo', que leva afeto e política para a cidade. Fica aqui o reconhecimento ao projeto, ao trabalho de Roger de Nilton Pereira, que também registra todas as articulações que ocorrem na cidade", disse Liana Cirne, durante a reunião plenária da Câmara Municipal.

"Onde a Rural chega para ouvir pela primeira vez uma comunidade que não tem visibilidade, não tem reconhecimento, a perspectiva muda. Depois que a Rural chega no local é incrível como as pessoas têm facilidade de se articular, crescer e multiplicar suas demandas."

Tags

Autor