SERTÃO PERNAMBUCANO

São José do Belmonte recebe 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino

O "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores", de Ariano Suassuna, foi a obra escolhida para grande celebração cultural

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/05/2024 às 18:51
Notícia

A cidade de São José do Belmonte, que fica no sertão pernambucano, distante aproximadamente 480km da capital, Recife, se prepara para receber a 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino nos dias 24, 25 e 26. O evento, que foi inicialmente criado por um grupo de amigos que hoje forma a Associação Cultural Pedra do Reino, teve como grande incentivador o escritor Ariano Suassuna e as nuances do movimento armorial e para este ano, espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas no dia da Cavalgada.

A Cavalgada foi inspirada na obra do escritor paraibano intitulada “O Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e este ano tem o tema baseado no “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”, também assinado pelo escritor paraibano. Apesar da grande festa ser celebrada nos dias 24, 25 e 26, a semana cultural de atrações na cidade já começou. Estão previstos para os próximos dias apresentações culturais em escolas, abertura do Castelo Armorial, Memorial Pedra do Reino, entre outras atrações.

A festa tem como grande identidade um cortejo composto de rei e rainha, cavaleiros, amazonas, vaqueiros e demais personalidades do sertão. Todos juntos, após receber a benção na Matriz de São José, sempre no último domingo de maio, seguem rumo à Serra do Catolé, onde se encontram as duas pedras e a Ilumiara Pedra do Reino - estátuas sagradas de santos como a trindade divina e os personagens imortalizados na obra de Ariano, publicada pela primeira vez no ano de 1971.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A programação da 30ª Cavalgada à Pedra do Reino vai trazer shows no Pátio de Eventos da cidade, e uma diversidade de eventos culturais gratuitos como apresentação de banda de pífanos, bacamarteiros, feira de artesanato, palestras, visitas ao Memorial da Pedra do Reino e ao Castelo Armorial, além da Cavalhada Zeca Miron, que está marcada para o sábado, dia 25, a partir das 14h - uma competição que representa os mouros e os cristãos e as tradicionais cavalhadas que acontecem em todo o país.

Caio Menezes, atual presidente da Associação Cultural Pedra do Reino, conta que as expectativas para este ano são as melhores.

“A Cavalgada à Pedra do Reino aqui na nossa cidade há muito deixou de ser apenas uma cavalgada. Estamos falando de um verdadeiro festival multicultural, que envolve literatura, arquitetura, gastronomia, história e muita arte popular. A nossa expectativa é que este ano, ano em que comemoramos 30 anos, seja a maior cavalgada de todos os tempos”, comenta. Por mais um ano, as ruas de São José do Belmonte vão se vestir nas cores azul e encarnado para comemorar um dos eventos mais importantes da cidade. A 30ª Cavalgada à Pedra do Reino promete ser um dos maiores eventos culturais do estado de Pernambuco.

 

 

Tags

Autor