TEATRO

Monólogo baseado em contos de Cícero Belmar estreia no Recife

Encenação e dramaturgia são de José Manoel Sobrinho, com a atuação de Murilo Freire; espetáculo trata de questões como memória e identidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 14/06/2024 às 15:10 | Atualizado em 14/06/2024 às 16:28
Notícia

O monólogo "Esquecidos por Deus", baseado na obra "O Livro das Personagens Esquecidas", do jornalista, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras, Cícero Belmar, entra em cartaz no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro, no Recife, neste final de semana - sessões na sexta (14) e sábado (15), às 19h30, e domingo (16), às 17h.

Os ingressos estão à venda através do Sympla ou 1h antes da apresentação na bilheteria do Teatro nos valores de R$ 30 e R$ 15 (meia).

A encenação e dramaturgia são de José Manoel Sobrinho, com a atuação de Murilo Freire. O espetáculo trata de questões fundamentais na atualidade, como memória, identidade, patrimônio, tradição; ou apagamentos, esquecimentos, cancelamentos... e a relação disso tudo com crenças e valores.

Enredo

"O livro é formato por trezes contos que são independentes entre si. Porém, todos eles têm a mesma temática: memória e esquecimento. José Manoel leu o livro e viu semelhanças entre cinco contos, fazendo uma espécie de mosaico entre eles para a dramaturgia", diz Cícero Belmar.

Tayná Nunes e Sergio Ricardo/Divulgação
Murilo Freire no monólogo "Esquecidos por Deus" - Tayná Nunes e Sergio Ricardo/Divulgação

"O resultado é um monólogo bastante interessante, com uma material extremamente crítico e que conta uma história. O dramaturgo enxertou contos que compõem a personalidade do personagem", completa.

A encenação contemporânea preza pela proximidade com a plateia e permite inúmeras narrativas, gerando uma diversidade de interpretações possíveis pelo público.

"Além de romancista, contista e cronista, Cícero Belmar é dramaturgo. É muito próprio da natureza dele um elemento dramático. Isso nós encontramos em todos os seus contos. Foi partindo desse principio que fizemos escolhas de quais contos iríamos trabalhar na construção desse espetáculo", diz José Manoel Sobrinho.

"Não foi fácil, foi um desafio. A linguagem do contista Cícero Belmar é profundamente técnica. Conseguimos fazer essa transposição a partir do trabalho que foi desenvolvido com o ator. A potência do corpo do ator foi bastante utilizada nesse momento de transcrição".

Livro de contos

Os contos selecionados para compor "O Livro das Personagens Esquecidas" passaram pelo crivo de Raimundo de Moraes, Cleyton Cabral, Gerusa Leal e Lúcia Moura (falecida em 2021 por complicações da covid), escritores do grupo de oficina permanente Autoajuda Literária, do qual Belmar também faz parte.

SERVIÇO
Espetáculo "Esquecidos por Deus"
Onde: Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro (R. Treze de Maio, 455 - Santo Amaro, Recife)
Datas e horários: nesta sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16), sexta e sábado às 19h30, e domingo às 17h

Tags

Autor