3ª ARTPE vai reunir galeristas e artistas contemporâneos no Recife; confira
Feira de Arte Contemporânea e Moderna de PE, no Terminal Marítimo de Passageiros, terá uma série de atividades para fomentar o setor
A ARTPE - Feira de Arte Contemporânea e Moderna de Pernambuco chegará a sua terceira edição entre 26 a 30 de junho, com programação no Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife. A visitação ocorrerá das 14h às 21h.
O evento irá reunir galeristas, curadores e personalidades do mundo do empreendedorismo e artístico nacional, em meio a exposições, palestras, mesas redondas e outras atividades. Durante os cinco dias da feira, é esperado um público de 14 mil pessoas - 20% a mais do que foi registrado no ano passado.
Participantes
Irão comparecer representantes de 30 galerias de arte, projetos sociais e lojas de museus, sendo 19 galerias de arte pernambucanas e 11 de fora do Estado.
Participam da feira galerias do Recife, Olinda, Petrolina, além de representantes do Pará, Ceará, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal.
Entre os museus que terão lojas de museu, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aluízio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.
Todas as galerias e seus castings de artistas passaram pelo crivo do comitê artístico, formado pelos curadores Beth Damata, Mônica Bouqvar e Filipe Campello. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana.
Espaços
A ARTPE contará com espaços especiais. Na Arena Arte e Mercado, oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte em Pernambuco com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e participações dos museus que compõem a Feira. A Arena oferece um espaço aberto na área de convivência do Salão Pernambuco e com acesso gratuito.
Outro espaço da ARTPE é o Salão de Foto Arte, com fotografias assinadas, onde terá uma seleção de obras com a curadoria de Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão. Os visitantes contarão, também, com o Salão de Design, com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria especial ART PE.
A Feira também terá uma Área Gastronômica, com o Restaurante Cá-Já, do chef Yuri Machado, contando com lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.
Atividade externa
Uma novidade deste ano será a atividade externa, no bairro da Várzea. Esse projeto é uma parceria com a empresa Iron House, do Grupo Cornélio Brennand. O local receberá uma exposição de obras de arte na área externa de uma locação.
"A ARTPE consolida-se hoje como um dos principais eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil. Nas duas edições passadas, a Feira recebeu importantes personalidades do mercado das arte", afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira.