Orgulho

Por que dia 28 de junho é Dia do Orgulho LGBT? Entenda a história da data

A data faz referencia a rebelião dos anos 1960, em Nova York, quando um grupo queer enfrentou a repressão e a violência policial por seus direitos.

Publicado em 27/06/2024 às 12:24
Notícia

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ surgiu nos Estados Unidos, após um confronto entre os manifestes e policiais. O protesto era em prol do clube gay Stonewall Inn, criado em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York. 

O que foi a Revolta de Stonewall?

A Revolta de Stonewall é o nome dado aos protestos que começaram em 28 de junho de 1969. Naquela época, apesar do aumento do fluxo dos ideias progressistas na região, as leis contra homossexuais eram rígidas, colocando em perigo aqueles que arriscavam demonstrar seu afeto em público.

O clube Stonewall Inn foi criado por um mafioso famoso da época, conhecido como "Fat Tony" Lauria, com o intuito de dá mais liberdade para a comunidade queer, que na época eram proibidos de consumir bebidas alcoólicas.

Apesar de as batidas policiais serem relativamente comuns no local, uma investida inesperada em 1969 tomou rumos inesperados, resultando no que ficou conhecido como “Revolta de Stonewall” –um levante de seis dias em prol dos direitos da população LGBTQIA+.

A invasão inicial ocorreu na terça-feira, dia 24 de junho. Dias depois, na sexta-feira, 27, os policiais voltaram ao clube com o objetivo de destruir o bar e fechá-lo para sempre.

Durante a confusão, por volta da meia-noite -ou seja, sábado, 28 de junho -, os manifestantes começaram a arremessar objetos contra agentes de segurança que tentavam deter uma mulher.

Ainda no sábado, mais de 2.000 pessoas se reuniram em frente ao bar, dando as mãos e gritando palavras como "poder gay", "queremos liberdade agora". Os manifestantes bloquearam a Rua Christopher, na qual o bar se localizava.

No ano seguinte, a mesma data marcou a primeira manifestação do Dia da Libertação da Rua Christopher. Era o começo do evento anual que evoluiu para o que hoje chamamos de “Parada Gay”.

 

 Charly De Blas/ pexels
parada do orgulho gay - Charly De Blas/ pexels

Porque a Revolta de Stonewall se um marco para o público?

Esse evento foi capaz de criar uma comoção pública. Foram duas de repressão policial e resistência da comunidade Foi como se tivesse ascendendo a chama de uma geração que desejava viver de outra maneira.

O papel de Stonewall foi o de "primeiro tijolo", que deu início a "um processo de luta cultural contra a repressão e a violência", afirma Víctor Madrigal-Borloz, especialista designado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

 

Com informações de CNN E NATIONAL GEOGRAPHIC

Tags

Autor