CULTURA

Clube Lenhadores do Recife busca arrecadações para retomar serviços junto à comunidade da Mustardinha

Agremiação lançou campanha após invasões e furtos na sede. Em abril deste ano, o espaço foi desapropriado pela Prefeitura do Recife

Publicado em 28/06/2024 às 10:17 | Atualizado em 28/06/2024 às 11:42
Notícia

Após desistência de desapropriação pela Prefeitura do Recife, o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores busca arrecadações para devolver a sede para a comunidade, na Mustardinha, Zona Oeste da cidade. A campanha acontece nas redes sociais e tem o objetivo de angariar fundos para que o espaço volte a funcionar no início do segundo semestre e realize seu tradicional baile da Matinê Branca.

O apelo acontece na semana em que foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que considera o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. De autoria do vereador Rivaldo Júnior, o PL reconhece a importância histórica e a tradição dos Lenhadores, que tem 127 anos de existência e é um dos clubes mais antigos da capital pernambucana. O vereador afirma que a proposta é de preservação da história da agremiação, a partir de incentivos ao turismo e investimentos no espaço.

As doações podem ser feitas pelo pix (81) 9.9333-7232, no nome de Emanuel Leal de Castro, presidente do Clube. “Nós estamos trabalhando com a ajuda de amigos, moradores e colaborações como doações de tintas e sacos de cimento. A ideia é abrir o Clube em julho para pagar as contas porque estamos sem funcionar há meses e a dívida aumentou. A Prefeitura não deu nenhuma ajuda”, lamentou Emanuel.

CORTESIA
Comunidade se mobiliza para que Clube Lenhadores volte a funcionar no segundo semestre - CORTESIA

De acordo com o Clube, o valor arrecadado será utilizado para repor objetos que foram furtados do espaço, pagar contas em atraso e recolocar o piso que foi retirado quando o prédio foi desapropriado pela Prefeitura.

O imóvel seria transformado em uma creche-escola municipal, mas a gestão desistiu da desapropriação no mês de abril. Após a desistência, a direção da agremiação denunciou que o espaço sofreu uma série de invasões e furtos, como janelas, portas, telhas de alumínio, canos, louças e a fiação de alumínio e cobre.

A reportagem do JC entrou em contato com a Prefeitura do Recife e aguarda posicionamento. O espaço está aberto.

Clube Lenhadores do Recife

Fundado em 5 de março de 1897, o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores é um dos mais antigos da capital pernambucana, ficando atrás apenas do Clube das Pás (fundado em 1887) e do Vassourinhas (fundado em 1889). A tradicional agremiação desfila nas sextas-feiras de Carnaval, na Avenida Dantas Barreto, entre os bairros de Santo Antônio e São José.

O Clube Lenhadores tem uma forte influência no bairro da Mustardinha, onde está localizada sua sede desde 1950. O espaço é um ambiente de lazer para a comunidade, promovendo festas e movimentos culturais. A Matinê Branca é uma das celebrações mais tradicionais do clube e surgiu como uma resposta à elite pernambucana, reunindo, de forma gratuita, trabalhadores, como os biscateiros, balaieiros, verdureiros, ambulantes e sapateiros com trajes a rigor.

Tags

Autor