Presidente do COB rebate críticas a uniformes: 'Não é Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos'
Peças têm gerado discussão serem pouco elegantes e inadequadas para a ocasião; 'A gente sempre tem comentários excelentes', defendeu Paulo Wanderley
O uniforme oficial da delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024 tem gerado discussões nas redes sociais desde a apresentação feita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Os críticos tem apontado que as peças são pouco elegantes e inadequadas para a ocasião, ao contrário do que ocorre outras nações mais alinhadas com a alta costura.
Nesta quarta-feira (24), o COB rebateu as críticas em entrevista ao Uol. "Não é Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então nosso foco está nisso", disparou o presidente Paulo Wanderley. "A gente sempre tem comentários excelentes, basta ver os vídeos dos próprios atletas nas redes sociais."
Uniformes do COB
Os uniformes projetados apresentam detalhes com araras, tucanos e onças em uma jaqueta jeans. Também existem designs especiais para viagem, pódio e algumas modalidades possuem vestimenta com patrocinador exclusivo.
Os defensores acreditam que a escolha de ícones da fauna brasileira, como araras, tucanos e onças, seja um aceno à biodiversidade do país.
Quem chegou a entrar na discussão foi a cantora Anitta. Ao comentar na publicação do influenciador Caio Braz, ela demonstrou insatisfação:
"Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado. O atleta no Brasil é um grande vencedor só por resistir na decisão de ser atleta."
Além de Anitta, alguns atletas também têm compartilhado suas opiniões sobre os uniformes. Muitos elogiam a ideia de destacar aspectos da cultura e natureza brasileiras, mas concordam que a execução poderia ter sido melhor.
COB defende uniforme
Diretor de marketing do COB, Gustavo Herbetta, reforçou que os uniformes tem a aprovação da entidade, apesar de entende que a discussão ocorra por questões de gosto.
"A gente, obviamente, participou de todo o processo de escolha desse uniforme, a gente aprovou com muito orgulho. Se precisasse a gente aprovaria esse uniforme de novo", disse.
"Traz sustentabilidade no material, e elementos da moda parisiense, que algumas pessoas gostam mais, e outras pessoas gostam menos. Eu me recordo que quando a gente lançou o uniforme foi um sucesso absoluto, principalmente nas redes sociais."