Banda Eddie cancela show no Pernambuco Meu País por 'falta de tratamento e respeito'

Em nota, grupo informa que chegou a ser surpreendido pela proposta de show em caminhão: 'Não corresponde às nossas necessidades técnicas básicas'

Publicado em 07/08/2024 às 11:40 | Atualizado em 07/08/2024 às 14:06

A Banda Eddie, um dos principais grupos surgidos do movimento mangue, publicou uma nota com duras críticas à organização do Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo do Estado.

O grupo cancelou a apresentação na etapa de Caruaru, que será realizada desta sexta-feira (9) ao domingo (11), por não receber "o tratamento e respeito merecidos por parte da organização do evento, coordenador pela Fundarpe".

"Desde o início, enfrentamos sérios problemas de comunicação, infraestrutura e uma produção praticamente inexistente", continua a nota. 

Show em 'caminhão'

No texto, o grupo informa que chegou a ser surpreendido pela proposta de se apresentar em um caminhão, "que não corresponde às nossas necessidades técnicas básicas para realizar o show".

"Além das questões logísticas, tivemos prejuízos financeiros com passagens aéreas e hospedagem já pagas. Apesar de termos fechado a participação há 25 dias, até ontem (05) não havia nenhuma divulgação do nosso show na programação oficial do evento", continua.

"Estamos profundamente tristes e desapontados com essa situação. Agradecemos aos nossos fãs pelo apoio contínuo e esperamos encontrá-los em nossas próximas apresentações que acontecerão em breve."

Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País está em sua primeira edição, com uma proposta de itinerância por municípios do Agreste e do Sertão do Estado.

O evento começou no dia 11 de julho, em Taquaritinga do Norte. Depois, seguiu para Bezerros/Serra Negra (19 a 21 de julho), Gravatá (26 a 28 de julho) e Pesqueira (2 a 4 de agosto).

As demais cidades serão Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).

R$ 25 milhões

O festival nasceu depois que o Governo do Estado abriu mão do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) após um longo embate com a Prefeitura do município, que insistiu em organizar o evento sozinha. A gestão municipal de Sivaldo Albino (PSB) lançou editais e garantiu uma programação completa, sem excluir linguagens artísticas.

Com esse desfecho, o Governo buscou um novo caminho para usar os R$ 25 milhões que geralmente eram investidos no FIG. O valor está pulverizado em oito municípios através do Pernambuco Meu País.

Em todas as cidades, serão sendo realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura.

O que diz a Secult/Fundarpe

Em nota, a Secult e a Fundarpe esclareceram que a decisão foi comunicada ontem (terça-feira, 6) pelo grupo olindense que, "diante da oportunidade de se apresentar no caminhão palco proposta desde o início das tratativas, optou por cancelar sua presença no festival, alegando motivos técnicos para o porte da apresentação que o grupo planejava realizar".

"A produção do evento ressalta que o espaço disponibilizado para realização do show oferece eficiente estrutura técnica e total capacidade para apresentação do grupo. Inclusive, o palco já recebeu grandes nomes da música e da cultura popular desde o início do festival, como: Chico Oliveira e João Suplicy, com a Uptown Blues Band; a escola Gigante do Samba; e a Orquestra Henrique Dias; além de nomes da cena contemporânea, como: Guma, Caboclo Mestiço e Taiguara Borges. Destaca-se, ainda, que a estrutura também foi utilizada para apresentaçes de alguns dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, como: Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça; e o Coco de Umbigada de Mãe Beth de Oxum".

"O palco País da Música seguirá para Caruaru, assim como para as demais cidades do festival, com objetivo de democratizar e descentralizar a cultura pernambucana. A programação do próximo fim de semana foi atualizada e terá a participação de Romero Ferro, na sexta-feira (9), às 21h40, no País da Música, aportado na Estação Ferroviária de Caruaru", finaliza.

Tags

Autor