Cineclube Casa Zero, no Recife, exibe curtas da diretora Renna Costa; confira programação
Obras celebram a projeção de novas realidades do sertão pernambucano, tradições negras e a resistência transgênera; sessão ocorre neste domingo (25)
O Cineclube Casa Zero, em sua 10ª edição, apresenta a realizadora audiovisual e multiartista Renna Costa em uma mostra especial. Neste domingo (25), às 16h, serão exibidos quatro curtas-metragens: "Expele", "(des)construção", "Lamento de Força Travesti" e "Nordeste Futurista". A entrada é gratuita.
As obras celebram a projeção de novas realidades surgindo do sertão pernambucano, ao mesmo tempo em que reverenciam as tradições negras e as expressões culturais do Nordeste, também evocando iconografia do cangaço e abordando a resistência transgênera em um ambiente historicamente marcado pelo machismo e pela hostilidade.
"Falar de futuro é também pensar em para onde a gente vai, o que está sendo plantado e o que pode vir a florescer. 'Lamento de Força Travesti' é sobre isso", explica Renna Costa, a realizadora convidada.
O projeto é financiado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo Federal, através do Edital Geraldo Pinho, utilizando recursos da Lei Paulo Gustavo. A cada quinze dias, o Auditório Urbano Vitalino se transforma em um espaço de exibição e debate sobre os filmes projetados e os temas por eles mobilizados.
Embora a entrada seja gratuita, o número de assentos no Auditório Urbano Vitalino é limitado. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início de cada evento. Além disso, o local é acessível, contando com um elevador para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e o debate com Renna incluirá tradução para a Língua Brasileira de Sinais.
Sobre Renna Costa
Renna Costa é atriz, poeta, realizadora audiovisual e arte-educadora. Iniciou sua trajetória artística aos sete anos de idade, participando de cursos e oficinas livres, além de realizar filmes publicitários. Em 2007, concluiu o Curso de Interpretação para Cinema, TV, Teatro e Publicidade pela CNT.
Em 2017, graduou-se em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela UDESC. Em 2018, foi premiada como Melhor Atriz da Mostra Agreste pela atuação no curta-metragem "BALDÍA" no 5º Festival de Cinema de Caruaru (PE). Renna já participou de mais de 30 trabalhos no teatro e no audiovisual, destacando-se com seu espetáculo solo "O Problema é a Cerca" (2021 - atual) e os videoclipes "Lamento de Força Travesti" (2021), em parceria com Gabi Benedita, e "Horizonte" (2022), do cantor pernambucano Luiz Lins.
Em cartaz:
- ExPele (2020)?Um corpo travesty dialoga com o território da caatinga, explorando temas de desejo, amor, violência e coragem. ExPele se constrói como um ato de expelir palavras e sentimentos, despindo-se das amarras sociais heteropatriarcais.
- (des)construção (2021)?Uma poesia visual que se passa em um agreste futurista, onde uma corpa travesty encontra sua força no ato de carregar pedras, guiada por entidades encantadas e ancestrais.
- Lamento de Força Travesti (2021)?Um bando de travestis cria seu próprio reduto em um agreste futurista, evocando suas ancestralidades e celebrando suas existências enquanto sonham com o futuro.
- Nordeste Futurista (2022)?Um objeto desconhecido conecta-se com Vó Mera, revelando uma nova dimensão do Nordeste, onde o passado e o futuro se entrelaçam em um cenário de resistência e identidade.
Serviço
Cineclube Casa Zero
Quando: Domingo (25), a partir das 16h
Onde: Casa Zero (Rua do Bom Jesus, 237, 1º andar)
Quanto: Gratuito