Festival de Literatura A Letra e A Voz reúne 30 atrações no Recife neste final de semana
Da sexta-feira (6) ao domingo (8), evento público realiza lançamento de livros, mesas-redondas sobre literatura, peças teatrais e shows

A 21ª edição do Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz abre a temporada de festivais culturais públicos do Recife desta sexta-feira (6) ao domingo (8), ocupando espaços como a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, e o Cineteatro do Parque, na Boa Vista.
A programação conta com lançamentos de livros, mesas-redondas sobre literatura, além de peças teatrais e shows musicais que dialogam com o universo literário - e que reforça o diálogo entre as linguagens. A grade completa está disponível no fim da matéria. A curadoria é de Dado Sodi.
Os próximos eventos do calendário são: 27º Festival Internacional de Dança do Recife, 23º Festival Recife do Teatro Nacional e 13ª Mostra de Circo do Recife.
Abertura com Lirinha
A abertura ocorrerá no Parque com o espetáculo musical "Poesia Eletrônica", de José Paes de Lira, o Lirinha do Cordel do Fogo Encantado. Realizado a partir das 18h, o show é um recital com diálogo entre músicas, paisagens sonoras, samplers e iluminação cênica.
Homenagens
Com o tema "Pontes Literárias", os homenageados são Heloísa Arcoverde, que tem um trajetória marcada por planejamento e execução da programação literária da cidade; e, in memorian, aos centenários do professor, poeta e ensaísta César Leal, à poetisa Maria do Carmo Barreto Campello e a Osman Lins, romancista, contista, dramaturgo e ensaísta.
"Nossa literatura é tão rica, que temos a felicidade de, num mesmo ano, homenagear três escritores pelos seus centenários, além da querida Heloísa Arcoverde. Esperamos todos lá para debater com os autores, ver bons espetáculos e ter um fim de semana rico de boa literatura", diz a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale.
Novidades
No sábado (7), a programação chega à Av. Rio Branco. O tradicional pavilhão está maior e mudou de lugar. A estrutura ficará posicionada no começo da via, na esquina com a Av. Cais do Apolo, incorporando a estátua do poeta da Muribeca.
"A estrutura cresceu e mudou de lugar na Rio Branco, para acolher tanto quem chegar lá para ver a programação, quanto quem estiver apenas passando e se surpreenda com a força da nossa produção cultural", comenta presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Canuto.
Outras novidades da estrutura são salas de autógrafos, para os autores receberem os leitores após os lançamentos, e painéis "instagramáveis".
Sábado
A programação do sábado começará cedo, às 9h, com a tradicional Feira de Livros Miguel de Cervantes. À tarde, a partir das 14h30, haverá lançamentos de livro, mesas de debate, performances e batalha de rima, até 21h.
Às 17h, será apresentada a performance teatral "De Adeus e Borboletas ou A Música do Silêncio", com os atores Adriano Cabral, Márcia Cruz, Miguel Cabral e Nina Souza.
Às 19h, o festival abre alas para as "Batalhas Cervantinas", que reunirão os quixotescos poetas da nova geração das ruas do Recife: Adelaide, Bruno Bicicastelo, Falik, Jessica Preta e Sofio que, em rimas ligeiras e afiadas, apresentam e representam a cidade de amanhã, nos termos e versos do agora.
Às 20h, Bell Puã traz o espetáculo "Jogo de Cintura", encerrando o sábado com música, poesia, feminismo, ancestralidade, hip hop e embolada.
Domingo
A programação do domingo (8) começa com atrações para as crianças: "No Passinho do Movimento", do grupo Tintim por Tintim, e "Caixinha de Ritmos", de Lulu Araújo, que faz um passeio bem didático pelos mais ancestrais ritmos pernambucanos.
A primeira mesa, às 15h, conta com a participação dos convidados estrangeiros Bárbara Belloc (Argentina) e Luís Serguilha (Portugal), além de Patrícia Vasconcellos e Rodrigo Vasconcellos na mediação.


Às 17h, Luna Vitrolira e Clarice Freire lançam, respectivamente "Memória Tem Águas Espessas" e "Para Não Acabar Tão Cedo", além da celebridade digital Pedro Vinicio, pernambucano de 18 anos, que reúne quase 800 mil seguidores no Instagram. Eduardo César Maia faz a mediação.
"Queremos estar próximos da juventude. Então, toda a programação caminha um pouco para aproximar e aumentar esse diálogo com o jovem. Em 21 edições, o festival viu a chegada do livro digital, que expandiu a literatura. É um grande desafio para quem organiza, manter esse pensamento e trazer a juventude", diz André Brasileiro, secretário executivo de cultura.
Às 18h, o coletivo artístico Mulheres de Repente comanda uma mesa de glosa exclusivamente feminina, para dar voz às mulheres, que sempre tiveram uma eloquente produção, nesta cidade fecundada pela poesia. Às 19h e às 20h, a Cia. Fiandeiros e a cantora Kelly Rosa encerram a programação.
Confira a programação:
Sexta-feira (6/9)
Teatro do Parque
19h30 - Cerimônia de Abertura*
20h - Poesia Eletrônica, com Lirinha
* Entrega dos ingressos na bilheteria do Teatro do Parque, a partir das 18h
Sábado (7/9)
Av. Rio Branco (Recife Antigo)
9h - Feira do Livro Miguel de Cervantes
14h30 - Lançamento de livro "Choro e Frevo – Duas Viagens Épicas", de José Teles
15h - Mesa-redonda "Pontes Literárias", com Bárbara Belloc (Argentina), Lourival Holanda e Wellington de Melo. Mediação de Eduardo César Maia
16h30 - Lançamento do livro "Vidas Secas em Cordel", de Josué Limeira
17h - Performance teatral "De Adeus e Borboletas ou A música do Silêncio", com Adriano Cabral, Márcia Luz, Miguel Cabral e Nina Sousa
17h30 - Mesa-redonda "César, Maria e Osman: 300 Anos de Literatura", Anco Márcio, Delmo Montenegro e Renata Pimentel. Mediação de Heloísa Arcoverde
19h - "Batalhas Cervantinas", com Adelaide, Bruno Bicicastelo, Falik, Jessica Preta e Sofio
20h - Bell Puã apresenta: "Jogo de Cintura"
Domingo (8/9)
Av. Rio Branco (Recife Antigo)
9h - Feira do Livro Miguel de Cervantes
9h30 - "No Passinho do Movimento", com Tintim por Tintim
10h - "Caixinha de Ritmos", com Lulu Araújo
14h30 - Lançamento do livro “Obra Poética I – Arcoboleta (uma Rosa uma Leitora uma Barbárie), de Luís Serguilla
15h - Mesa-redonda “Pontes com o Mundo", com Bárbara Belloc (Argentina), Luís Serguilha (Portugal), Patrícia Vasconcellos. Mediação de Rodrigo Vasconcellos
16h30 - Sessão de autógrafos com Bárbara Belloc e Luna Vitrolira
17h - Mesa-redonda "Letra Digital", com Clarice Freire, Luna Vitrolira e Pedro Vinicio. Mediação de Eduardo César Maia
18h - Mesa de glosa "Mulheres de Repente"
19h - "Vozes do Recife", com Cia. Fiandeiros de Teatro
20h - "O Poeta e a Rosa", com Kelly Rosa