UOL - O melhor conteúdo

Sambada de Coco e Coqueiro Alto: Evento gratuito celebra a cultura popular de Pernambuco e Paraíba

Evento acontece neste sábado (7), em Olinda e promete unir coquistas de diferentes gerações com muita música, dança e tradição popular

Publicado em 06/09/2024 às 13:07

Olinda será palco de um encontro cultural único, celebrando a riqueza do coco de roda, no próximo sábado, dia 07 de setembro, ás 19h.

A Sambada de Coco da Tabajara, evento tradicional da Cidade Tabajara, receberá o grupo Coqueiro Alto, de Campina Grande-PB, para um intercâmbio cultural entre Pernambuco e Paraíba.

O evento, gratuito e aberto ao público, será no Recanto Cultural. O objetivo é promover a integração entre artistas, mestres da cultura popular e o público, destacando a ancestralidade e a força dessa tradição nordestina.

Pernambuco e Paraíba

Wesley Manuel
Imagem de grupo de coco tocando em volta da mesa - Wesley Manuel

A Sambada de Coco da Tabajara, que resiste há mais de uma década, abrirá suas portas para receber o grupo Coqueiro Alto, um dos grandes expoentes da cultura do coco de roda paraibano.

Formado em 2015, o grupo traz um repertório que mistura canções tradicionais com composições autorais, levando a essência dos festejos de Campina Grande a novos públicos.

O intercâmbio cultural, além de fortalecer a identidade e a autonomia das comunidades envolvidas, também reforça a conexão entre diferentes estilos de coco do Nordeste, proporcionando uma rica troca entre os músicos de ambos os estados.

Atrações e vivências culturais

O evento contará com a apresentação intitulada “Isso é Coqueiro Alto”, que promete uma verdadeira viagem pelos bairros e tradições de Campina Grande, desde os quintais até os famosos cocos de latada.

Além disso, durante a vivência “Entre Versos e Cocos”, os músicos dos dois estados trocarão experiências sob a condução de Mestres como Ulisses Cangaia e Felipe França, num ambiente de aprendizado e troca cultural.

Sambada de Coco da Tabajara

Criada em 2010 pelo Mestre Ulisses Cangaia, a Sambada de Coco da Tabajara tornou-se um ponto de encontro para mestres e jovens coquistas.

Ao longo dos anos, já passaram por lá grandes nomes da cultura popular, como Mestre Zé Negão, Dona Aurinha do Coco e Guitinho do Xambá, além de grupos da nova geração como o Coco do Catucá.

O evento promove a democratização da cultura, sempre com o microfone aberto para quem desejar compartilhar sua arte.

Coqueiro Alto

O grupo Coqueiro Alto já levou seu coco de roda para estados como Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro.

Focado em um processo de urbanização do coco, o grupo se destaca por seu trabalho autoral, que mescla a tradição com uma linguagem contemporânea, mantendo viva a essência dessa manifestação cultural.

Agora, com o apoio do Edital Arte na Bagagem, do Governo da Paraíba, o grupo faz sua estreia em Pernambuco, prometendo encantar o público pernambucano com sua energia e musicalidade.

Serviço

  • "Isso é Coqueiro Alto" na Sambada de Coco da Tabajara
  • Data: sábado, 07 de setembro
  • Horário: a partir das 19h
  • Local: Recanto Cultural, Cidade Tabajara, Olinda-PE
  • Entrada: Gratuita
  • Informações: @coqueiro.alto @sambadadetabajara.oficial

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories

Últimas

VER MAIS