Zuada: Mostra de Circo Daqui reúne 30 artistas em apresentações gratuitas no Recife

Uma celebração da arte circense da Região Metropolitana do Recife com espetáculos abertos ao público nos dias 8, 9 e 13 de outubro

Publicado em 07/10/2024 às 13:09

A Região Metropolitana do Recife recebe primeira edição do festival cirquence "Zuada: Mostra de Circo Daqui", um evento que reúne 30 artistas circenses em apresentações gratuitas.

A programação da Zuada: Mostra de Circo Daqui oferece diversidade para os espectadores de diferentes idades. O evento visa à formação de novas plateias, com o intuito de cativar o interesse do público em relação à arte circense.

A iniciativa promove 16 espetáculos, com entrada gratuita e classificação livre, e será dividido em três sessões: nos dias 8 e 9 de outubro, às 19h30 , nos teatros Hermilo Borba Filho e Apolo, e no dia 13 de outubro, às 15h30, no Espaço Devir, em comemoração ao Dia das Crianças.

Segundo João Lucas e Vitor Lima, idealizadores do projeto, o nome "Zuada" reflete o desejo de "fazer barulho" e dar visibilidade à arte circense local.

"A Zuada, como o nome diz, tem esse desejo do artista de fazer barulho, de ser escutado, de ser barulhento no melhor sentido. O circo é uma arte viva e o daqui é plural, mas, infelizmente, pouco visto. A gente quer estimular as redes circenses e também fazer esses encontros entre os artistas e o público. A mostra reúne artistas de diversas origens, representantes de vários grupos sociais e de diferentes vertentes do circo, desde profissionais até pessoas em processo de formação, com preocupações estéticas e poéticas muito instigantes e plurais. Juntos, podemos crescer e nos fortalecer", afirmam os organizadores.

Zuada: Circo local em evidência

A Cia Devir, formada por João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, criou a Zuada: Mostra de Circo Daqui, com o intuito de oferecer visibilidade a diferentes artistas cirquenses da Região Metropolitana do Recife que enfrentam desafios por falta de oportunidades e por seus formatos curtos de suas apresentações.

Desde sua criação, a Cia Devir, tem como missão promover a arte circense em Pernambuco, atuando no prol do fortalecimento da cena local através de eventos formativos e apresentações públicas.

A Zuada reflete esse compromisso, proporcionando uma plataforma para os artistas exibirem suas criações, e aproximando-os de um público diversificado, incluindo famílias e crianças.

Programação diversa com artistas locais

Ju Barbosa
Imagem de espetáculo da Cia Devir com seu numero Assum Preto - Ju Barbosa

Além dos fundadores da Cia Devir, que apresentarão o número "Assum Preto" — inspirado no clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, misturando teatro e técnicas circenses — o show contará com a participação de vários outros artistas da cena local.

Como o Palhaço Peripécia, Família Malanarquista, Cia Encanto Negro, Carla Cíntia Dutra, Petit Lutin e outros.

A Zuada: Mostra de Circo Daqui também terá um caráter inclusivo, oferecendo acessibilidade comunicacional com intérprete de Libras nas sessões dos dias 9 e 13 de outubro.

Os artistas, participarão de oficinas focadas em acessibilidade, ministradas pelo VouSer Acessibilidade.

A ideia é capacitar os artistas na criação de números circenses mais inclusivos, ampliando o alcance de suas apresentações para todos os públicos.

Além disso, a mostra destaca a importância de promover um espaço onde a diversidade artística, social e cultural possa ser celebrada, reunindo profissionais e iniciantes em um ambiente de aprendizagem e colaboração.

Serviço

Zuada: Mostra de Circo Daqui

Datas e locais:

  • 10/08 , às 19h30, no Teatro Hermilo Borba Filho
  • 10/09 , às 19h30, no Teatro Apolo (com tradução em Libras)
  • 13/10 , às 15h30, no Espaço Devir (com tradução em Libras)
  • Classificação indicativa: Livre
  • Entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes do evento)

Tags

Autor