Nação Zumbi traz turnê de 30 anos do 'Da Lama ao Caos' ao Recife; relembre legado do disco
Show neste sábado (21), no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife, contará com participação especial de Maciel Salú, com abertura de Devotos
Em 2024, o disco "Da Lama ao Caos", de Chico Science & Nação Zumbi, um dos marcos do manguebeat, completou 30 anos. Para celebrar a marca, a banda realiza uma turnê que chega ao Recife neste sábado (21), no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife.
O show fará parte da festa Stormy Sessions e contará ainda com abertura da banda Devotos. "Fechamos o ano com esse show bombástico e muito esperado no Recife", diz Jorge Du Peixe.
Atualmente, os demais remanescentes da banda são Dengue (baixo) e Toca Ogan (percussão). Marcos Matias e Da Lua (tambores), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra) completam a formação.
Maciel Salú
O show também contará com participação especial de Maciel Salú, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares.
"Tocar com a Nação Zumbi é um sonho antigo. Banda que admiro e tenho muito respeito. Agora chegou a vez de dar continuidade ao encontro que aconteceu anos atrás entre Chico Science e meu pai, o Mestre Salustiano", diz o músico.
Legado
Lançado em 1994, "Da Lama Ao Caos" contou com produção de Liminha, que teve a missão de adaptar a sonoridade singular do grupo - que mesclava rock, funk, maracatu e embolada - para um disco que soasse palatável para os consumidores de música brasileira da época.
O disco não foi tão bem recebido pelas rádios na época, que consideraram o som "muito diferente". Também não foi lá um sucesso em vendas, mas, em poucos anos, já era considerado um clássico e influenciou artistas de todo o País.
A obra ocupa o 13º lugar na lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Revista Rolling Stone Brasil.
Em 2022, foi escolhido como o melhor disco da MPB nos últimos 40 anos em enquete promovida pelo jornal O Globo, com 25 especialistas em música de todo o país.
Nação
Após "Da Lama ao Caos" (1994) e "Afrociberdelia" (1996), ainda com Chico Science, a Nação Zumbi, com Jorge Du Peixe no vocal, também lançou os álbuns "CSNZ" (1998), "Rádio S.Amb.A" (2000), "Nação Zumbi" (2002), "Futura" (2005), "Fome de Tudo" (2007), "Nação Zumbi" (2014) e "Radiola NZ (vol. 1)".
Em abril de 2023, após uma "pausa por tempo indeterminado", a banda anunciou que lançaria novos singles e comemoraria os seus 30 anos.