Troça a Porca abre as prévias do Carnaval de Olinda no primeiro sábado de 2025

Neste sábado (4), a tradicional troça carnavalesca mista A Porca dá início às prévias carnavalescas do ano com muita música

Publicado em 03/01/2025 às 17:27
Google News

Passadas as festas de fim de ano, a festa que se torna o centro das atenções é o carnaval. E para abrir alas à folia de momo deste ano, a primeira prévia será a da Porca, neste sábado (4), às 14h, no G.R.E.S. Preto Velho de Olinda, no Alto da Sé.

A Troça Carnavalesca Mista a Porca é uma agremiação da Cidade de Olinda que no ano de 2025 completa 56 anos de existência.

Fundada em fins dos anos 1960, ela é uma das representantes das troças que levavam nomes de animais como tantas outras da Marim dos Caetés. A Porca desfila na terça de Carnaval nas ladeiras do sítio histórico de Olinda.

A prévia da Porca, neste primeiro sábado do ano, convoca os foliões para cair na folia em grande estilo ao som do Maestro Carlos, da cantora Poli e do Grupo Mangaio. Os ingressos estão pelo valor de R$ 35 e podem ser adquiridos por contato no Instagram (@porcadeolinda), e também estarão disponíveis na entrada da festa.

Neste ano de 2025, a Porca homenageia a Troça Carnavalesca Mista Vai Quem Pode (VQP), Raul de Moura, fundador da Porca e do VQP (homenagem póstuma) e Danielle Moura, filha de Raul e atual presidente do VQP. As camisas de comemoração aos 56 anos da troça estão sendo vendidas no Espaço de Cultura Popular, no Shopping Patteo, em Olinda. A identidade visual deste ano ficou a cargo da artista Nathália Ferreira.

História da Troça

Natália Nascimento
Imagem da Troça A Porca, que dará início a um novo ciclo de prévias carnavalescas em Olinda no primeiro sábado de 2025 - Natália Nascimento

A Porca foi fundada em 1969 por um grupo de amigos que, após uma partida de futebol em Olinda, decidiram criar uma troça de carnaval.

Sem ter um nome para batizarem o bloco, ao avistarem uma grande porca chafurdando na lama, decidiram: “Vai ser a Porca!”. A atual diretoria foi formada em 2018, ano em que fez o estandarte comemorativo dos 50 anos da troça.

Tags

Autor