PREMIAÇÃO

'King Kong en Asunción', do pernambucano Camilo Cavalcante, é o grande vencedor do Festival de Gramado

Em primeira edição virtual, o Festival de Gramado sagrou o longa pernambucano com a entrega de 4 Kikitos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/09/2020 às 10:11 | Atualizado em 27/09/2020 às 10:11
DIVULGAÇÃO
KING KONG - FOTO: DIVULGAÇÃO

A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado sagrou na noite desse sábado (26) o longa King Kong en Asunción, do diretor pernambucano Camilo Cavalcante, a grande vencedor. Na primeira edição virtual do festival, Cavalcante conquistou 4 Kikitos (troféu do festival) na escolha do júri popular, melhor ator - com Andrade Junior (falecido ano passado), melhor trilha sonora e melhor filme. 

Desde a abertura do festival, no último dia 18, os filmes vinham sendo exibidos em sessões no Canal Brasil e no streaming Canal Brasil Play. Na noite de ontem, foi realizado o único evento presencial do festival, sob rigoroso esquema de protocolos sanitários, sem plateia e com apenas a presença das apresentadoras que anunciavam os vencedores. 

King Kong en Asunción fez sua estreia na mostra de longas brasileiros do Festival de Cinema de Gramado no último dia 24. O filme relata a trajetória de um matador de aluguel escondido na Bolívia que decide largar a vida de matança e ir atrás da filha, na capital Paraguaia.

Originalmente, a narrativa do longa nasceu há mais de dez anos, apenas como uma imagem que teimou em permanecer na memória de Cavalcante, a partir de uma performance de Andrade Junior, conforme contou o diretor pernambucano a este JC.

"Eu estava apresentando um curta em um festival de Nova Iguaçu e a estadia lá era com divisão de quartos, que me levou a conhecer Andrade. Ele fez uma performance de gorila e me falava muito sobre o Paraguai. Aquela performance ficou na minha cabeça. Também fiz uma viagem para Assunção, conhecer a cidade e fui criando a dramaturgia que está no filme. O resto é ficção, mas ele surgiu realmente dessa imagem de Andrade, que me permitiu ir criando todo o estofo narrativa", relatou Cavalcante. 

Ontem, ao receber os 4 Kikitos, a página do longa no Instagram postou imagens da equipe acompanhando o anúncio dos vencedores do festival, relatando o estado de 'incredulidade' de Camilo Cavalcante, agradecendo a todos a saudando Andrade Junior. 

"Foram 4 Kikitos e infinitas emoções. Ainda estamos nos recuperando. Por hoje (ontem), só nos resta agradecer a todos que fizeram parte direta ou indiretamente desse filme, reverenciar essa equipe guerreira e homenagear nosso saudoso Andrade Junior. O King Kong não seria nada sem vocês", enumerava uma das publicações. 

King Kong en Asunción teve boa parte de sua finalização sendo realizada remotamente, já durante a pandemia. Sua experiência primordialmente pensada para as salas de cinema precisou ser repensada, pelo menos para essa estreia em Gramado, assim como no Los Angeles Brazilian Film Festival e o Florianópolis Audiovisual Mercosul, outros dois festivais remotos que contarão com o filme em sua programação.

Além da novidade do formato virtual, Gramado também contou com dois novos curadores: o apresentador Pedro Bial e a atriz argentina Soledad Villamil, que se uniram a Marcos Santuario, há nove anos no comando da seleção de festival. 

 

Comentários

Últimas notícias