Luto

Sean Connery, o inesquecível James Bond, morre aos 90 anos; relembre sua trajetória

Ator escocês ficou mais conhecido por sua interpretação de James Bond

JC com AFP
JC
com AFP
Publicado em 31/10/2020 às 9:56
Notícia

Foto: divulgação
Ator escocês que ficará para sempre conhecido pela sua interpretação de James Bond. - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

De James Bond a Highlander, sem esquecer as aventuras de Indiana Jones, o lendário ator escocês Sean Connery vai deixar saudades no mundo do cinema. Segundo informações da rádio e televisão britânica BBC, a família de Connery confirmou neste sábado (31) a morte do artista, que chegou a ser considerado o melhor 007 de todos os tempos. Tinha 90 anos, completados em agosto.

Sean Connery foi o primeiro ator a interpretar no cinema James Bond, o elegante agente a serviço de Sua Majestade em "007 Contra o Satânico Doutor No", de 1962 -  papel que desempenhou em mais seis filmes da saga: "007 - Contra Goldfinger" (1964), "Moscou contra 007" (1963), "007 contra a Chantagem Atômica" (1965), "Com 007 só se vive duas vezes" (1967), "007 - Os Diamantes São Eternos" (1971) e "007 - Nunca Mais Outra Vez" (1983).



Ao todo, foram mais de 94 papéis vividos pelo ator no cinema, que tinha mais de 50 anos de carreira. Também foi reconhecido e sempre lembrado por sua interpretação nos filmes “A Caçada ao Outubro Vermelho” (1990), “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989), "Highlander - O Guerreiro Imortal" (1986), “A Rocha” (1996) ou “O Nome da Rosa” (1986).

Ao longo da carreira recebeu vários prêmios. O Oscar de ator coadjuvante veio pelo papel em "Os Intocáveis" (1987), assim como três Globos de Ouro e dois Bafta.



"Que infinitamente triste ouvir a notícia de que Sir Sean Connery faleceu. Ele e Roger foram amigos durante muitas décadas e Roger sempre afirmou que Sean era o melhor James Bond de todos os tempos", afirma um tuíte da conta oficial do ator Roger Moore, que também interpretou o famoso agente 007.


Da Marinha para as telonas

Sean Connery nasceu em 25 de agosto de 1930 em uma família sem recursos da região de Edimburgo, a capital da Escócia. Ele deixou os estudos muito cedo e entrou para a Marinha aos 16 anos. São desta época as duas tatuagens que tinha no antebraço direito: "Mamãe e papai" e "Escócia para sempre".

Ao retornar à vida civil, ele trabalhou como socorrista, pedreiro, caminhoneiro, entregador de carvão, guarda-costas e polidor de caixões. Também se dedicou ao fisiculturismo, terminando em terceiro lugar no concurso Mister Universo de 1950, antes de iniciar a carreira de ator.

Em 2000, Sean Connery foi nomeado cavaleiro e recebeu da rainha da Inglaterra o título de sir em cerimônia no Palácio de Holyrood, em Edimburgo, sua cidade natal. Segundo jornais britânicos, a homenagem demorou para ser concedida por causa da militância do ator em favor da independência da Escócia.

Foto: AFP
Sean Connery morreu aos 90 anos. A notícia foi confirmada pela família. - FOTO:Foto: AFP

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias