CINEMA

Curta Taquary vai exibir filme indicado ao Oscar 2022

Festival faz 15ª edição com atividades presenciais, em Taquaritinga do Norte, e também on-line

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 22/02/2022 às 22:50 | Atualizado em 22/02/2022 às 22:55
Notícia
X

O festival Curta Taquary divulgou a lista de produções selecionadas para a sua 15ª edição, marcada para o período de 16 a 22 de março. De um total de 777 curtas-metragens inscritos, foram escolhidos 113. São filmes de todas as regiões do Brasil e também de cinco países - entre eles, o chileno "Bestia", de Hugo Covarrubias, que concorre ao Oscar 2022.

Curta de animação, "Bestia" é baseado na vida de Ingrid Olderöck, agente da ditadura de Augusto Pinochet que se dedicou a "violar a alma" das mulheres.

Embora seja sediado em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, o Curta Taquary fará programação híbrida, com exibições de filmes, oficinas e intervenções artísticas presenciais e também on-line. A grade completa será anunciada nos próximos dias.

O retorno ao presencial - depois da edição passada realizada inteira virtualmente, devido à situação mais crítica da pandemia - reativará o Cine Teatro Santo Amaro, na cidade, que exibirá curtas. Também haverá sessões em localidades da zona rural do município.

"Estamos muito orgulhosos do formato que esta edição está tomando. É muito recompensador observar a potência das diretoras e dos diretores, de diferentes idades e com histórias de vidas múltiplas, que lançam olhares sensíveis sobre o nosso tempo", fala Alexandre Soares, coordenador do Curta Taquary.

"O número recorde de inscrições que recebemos mostra como, apesar das dificuldades, temos uma pulsão criativa em constante movimento e esperamos conseguir ecoar essas vozes para que elas atinjam o maior número de pessoas, inspirando e transformando."

Fato interessante é o número de produções fomentadas pela Lei Aldir Blanc, cujo aporte financeiro ajudou a amenizar a forte crise instaurada no setor cultural após a eclosão da pandemia de covid-19. Entre as obras que contaram com o fomento está "Sideral", dirigida por Carlos Segundo (RN), que representou o país na Mostra Competitiva de Cannes.

De fora do País, há, além do Chile, filmes da Argentina, França, do Peru e México.

 

Presença feminina

Os curtas-metragens selecionados pela curadoria do Curta Taquary oferecem um panorama da produção nacional, visto que há representantes de todas as regiões brasileiras. Também se destaca a forte presença feminina, com 51 obras dirigidas por mulheres. A diversidade de gênero e sexualidade está entre os pilares do festival desde a sua fundação.

Uma das ações complementares conta com a participação da atriz paraibana Zezita Matos, que ministrará uma masterclass. A artista tem uma presença marcante na cinematografia nacional, já tendo participado de filmes como "O Céu de Suely" (2006); "Baixio das Bestas" (2007); "A História da Eternidade" (2015); "Pacarrete" (2019) e "Deserto Particular" (2021).

Tags

Autor