LUTO

Morte de Breno Silveira: conheça o cineasta e seus filmes

Diretor de filmes consagrados no cinema brasileiro faleceu neste sábado (14)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 14/05/2022 às 14:31 | Atualizado em 14/05/2022 às 14:40
Notícia
X

Morreu em Limoeiro, no Agreste pernambucano, o cineasta Breno Silveira, 58 anos, durante as gravações do filme Dona Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro. Breno e equipe estão no interior pernambucano para rodar imagens do filme. De acordo com informações iniciais, ele sofreu um mal súbito.

Em sua carreira cinematográfica, Breno Silveira acumulou diversos sucessos em seu currículo. Como o longa-metragem "Dois Filhos de Francisco", que conta a história da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, e teve mais de 5 milhões de espectadores,  além de "Gonzaga - de pai pra filho” e “Entre irmãs”. 

Breno também foi diretor de fotografia, onde sua primeira participação notória foi com o filme "Carlota Joaquina", lançado em 1995 e dirigido por Carla Camurati. Ele também dirigiu a fotografia de "Eu Tu Eles", de Andrucha Waddington, trabalho que lhe valeu o prêmio de melhor fotografia no Grande Prêmio Cinema Brasil 2000 e que foi selecionado para participar da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

 

Carreira

O diretor Breno Silveira foi formado na Escola Louis Lumière de Paris. E sempre demostrou participações autorais em seus trabalhos, tanto na direção de filmes, como de videoclipes e campanhas publicitárias para a televisão. Em 2001, assumiu a direção geral no documentário para televisão "Mar sem fim", sobre o navegador Amyr Klink

Tem prêmios da MTV por trabalhos em diversos videoclipes. Com sua direção, 'Dois Filhos de Francisco' ficou em primeiro lugar no ranking da retomada com mais de cinco milhões de espectadores, sendo considerado como o filme brasileiro mais visto no ano em que foi lançado.

Falecimento

O diretor começou a passar mal no set de gravação de seu novo filme, com taquicardia, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Semanas antes do ocorrido, as gravações tinham sido paralisadas por ele ter testado positivo para Covid-19. As gravações já tinham voltadas ao normal.

A equipe do filme estava na região para rodar as cenas da infância da personagem-título. A informação foi confirmada por uma pessoa da equipe de filmagem.

Tags

Autor