Cinema

Flamin' Hot: Eva Longoria dirige filme que conta história do criador do Cheetos Picante

Eva Longoria, que tem se dedicado a histórias latinas, diz que procurou contratar o máximo de latinos para participar da produção de Flamin' Hot

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luiza Borges

Publicado em 12/03/2023 às 7:00
Notícia
X

Conhecida no Brasil como estrela da série Desperate Housewives, Eva Longoria lançou no festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, seu primeiro longa como diretora. Flamin' Hot conta a história do mexicano que criou o sabor que no Brasil é conhecido como Cheetos Picante.

A atriz e diretora havia dito que dedicaria a carreira a histórias latinas, e Flamin' Hot segue exatamente nessa direção.

Salgadinho picante

O filme conta a trajetória de Richard Montañez (Jesse Garcia), que trabalhava como zelador em uma fábrica da Frito-Lay na Califórnia quando teria criado o sabor que virou febre nos EUA. Montañez se tornou executivo da Frito-Lay.

O lançamento no Texas, Estado que faz fronteira com o México e tem cerca de 40% da população de origem latina, foi concorrido e arrancou aplausos da audiência. Mas algumas críticas consideram o filme carregado de clichês.

A história, escrita por Lewis Colick e Linda Yvette Chávez, não deixa de fora a controvérsia em torno da "autoria" do sabor picando, que foi contestada por uma reportagem do Los Angeles Times.

Segundo o jornal, o sabor famoso foi criado numa fábrica Meio Oeste, e não por Montañez. A PepsiCo, controladora da Fritos-Lay, manifestou apoio ao executivo.

"Não é sobre o salgadinho"

Na entrevista que deu após a sessão, Longoria destacou que não queria contar a história do salgadinho, mas de Richard. "É uma história incrível. É atraente. É inspiradora...", comentou. Pontos delicados da história de Montañez (como ter-se envolvido com o tráfico de drogas) são tratados com compreensão.

Montañez e sua esposa Judy compareceram à estreia; ele falou brevemente, da plateia, sobre como era assistir à história de sua vida ser reproduzida para ele.

A história de Richard é incrível. É atraente. É inspiradora...,
comentou a diretora Eva Longória

"Estou chorando", disse. "Houve muita dor em nossas vidas, mas este filme nos mostrou o propósito de nossa dor". Longoria e o produtor DeVon Franklin disseram que se esforçaram para contratar o maior número possível de latinos atrás das câmeras.

Com informações da Variety e do The Hollywood Reporter.

Citação

A história de Richard é incrível. É atraente. É inspiradora...,

comentou a diretora Eva Longória

Tags

Autor