Flamin' Hot: Eva Longoria dirige filme que conta história do criador do Cheetos Picante
Eva Longoria, que tem se dedicado a histórias latinas, diz que procurou contratar o máximo de latinos para participar da produção de Flamin' Hot
Conhecida no Brasil como estrela da série Desperate Housewives, Eva Longoria lançou no festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, seu primeiro longa como diretora. Flamin' Hot conta a história do mexicano que criou o sabor que no Brasil é conhecido como Cheetos Picante.
A atriz e diretora havia dito que dedicaria a carreira a histórias latinas, e Flamin' Hot segue exatamente nessa direção.
Salgadinho picante
O filme conta a trajetória de Richard Montañez (Jesse Garcia), que trabalhava como zelador em uma fábrica da Frito-Lay na Califórnia quando teria criado o sabor que virou febre nos EUA. Montañez se tornou executivo da Frito-Lay.
O lançamento no Texas, Estado que faz fronteira com o México e tem cerca de 40% da população de origem latina, foi concorrido e arrancou aplausos da audiência. Mas algumas críticas consideram o filme carregado de clichês.
A história, escrita por Lewis Colick e Linda Yvette Chávez, não deixa de fora a controvérsia em torno da "autoria" do sabor picando, que foi contestada por uma reportagem do Los Angeles Times.
Segundo o jornal, o sabor famoso foi criado numa fábrica Meio Oeste, e não por Montañez. A PepsiCo, controladora da Fritos-Lay, manifestou apoio ao executivo.
"Não é sobre o salgadinho"
Na entrevista que deu após a sessão, Longoria destacou que não queria contar a história do salgadinho, mas de Richard. "É uma história incrível. É atraente. É inspiradora...", comentou. Pontos delicados da história de Montañez (como ter-se envolvido com o tráfico de drogas) são tratados com compreensão.
Montañez e sua esposa Judy compareceram à estreia; ele falou brevemente, da plateia, sobre como era assistir à história de sua vida ser reproduzida para ele.
A história de Richard é incrível. É atraente. É inspiradora...,comentou a diretora Eva Longória
"Estou chorando", disse. "Houve muita dor em nossas vidas, mas este filme nos mostrou o propósito de nossa dor". Longoria e o produtor DeVon Franklin disseram que se esforçaram para contratar o maior número possível de latinos atrás das câmeras.
Com informações da Variety e do The Hollywood Reporter.
A história de Richard é incrível. É atraente. É inspiradora...,
comentou a diretora Eva Longória