CINEMA

Novo filme de Kleber Mendonça Filho terá pré-estreia nacional no Teatro do Parque, no Recife; confira data e ingressos

Sessão antecede em dez dias o lançamento do filme nas salas do circuito comercial de todo o país e será realizada em 14 de agosto, com preços populares

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 19/07/2023 às 11:22 | Atualizado em 26/07/2023 às 11:25
DIVULGAÇÃO
Cine Veneza, do Centro do Recife, em cena de Retratos Fantasmas - FOTO: DIVULGAÇÃO

"Retratos Fantasmas", novo filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, é uma grande homenagem aos cinemas de rua do Recife. Sendo assim, não poderia existir local mais apropriado para a sua pré-estreia nacional: o Cineteatro do Parque, localizado na Rua do Hospício e um dos símbolos do cinema de rua do Recife. O Cinema São Luiz, que aparece no filme, não está funcionando.

A sessão será realizada no dia 14 de agosto, às 20h. A sessão vai acontecer dois dias depois da exibição première do longa, na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, e dez dias antes da chegada dele às salas do circuito comercial. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 26 de julho, a partir das 12h, via Sympla, a preços populares: R$ 10 e R$ 5.

"Retratos Fantasmas" é o quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, marcando seu retorno ao Festival de Cannes, onde ele também apresentou seus últimos filmes "O Som ao Redor", "Aquarius" e "Bacurau" (vencedor do Prêmio do Júri em 2019), além do documentário "Crítico".

Novas sessões do filme serão oferecidas na programação do Parque até o próximo mês de novembro.

Sobre o filme

DIVULGAÇÃO

Cine Veneza, do Centro do Recife, em cena de Retratos Fantasmas - DIVULGAÇÃO

A obra é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. Trata do adensamento acelerado nos grandes centros urbanos e, mais especificamente, no Recife, a partir da perspectiva de Kleber e da janela do apartamento onde morou boa parte da vida e filmou várias de suas obras.

O documentário, dividido em três partes, narra ainda como essas transformações nas texturas e paisagens repercutiram nas práticas sociais e culturais, atingindo importantes espaços de convívio e celebração no século XX, como as outrora tradicionais salas de cinema de bairro, que foram pouco a pouco perdendo prestígio, espaço e público, até serem suprimidas do cotidiano da cidade, com os prédios ganhando novos usos.

"É muito bom poder exibir o filme no Parque, que é um dos grandes espaços de convívio e coletividade hoje, no Brasil e no mundo, e voltou restaurado, muito bem equipado, para todas as expressões artísticas. É um espaço de história e eu estou muito feliz de poder utilizá-lo, em sua plenitude, para exibir ‘Retratos Fantasmas’. Com o apoio da Prefeitura, vamos fazer não só a pré-estreia, mas também algumas sessões durante a estreia nacional, a partir do próximo dia 24 de agosto", diz diretor Kleber Mendonça Filho.

"Queremos ver o Cineteatro do Parque recuperar o seu espaço também na difusão da produção audiovisual, como já se tem feito com outras expressões da nossa cultura, buscando não só tornar esta uma atividade regular, do tão querido e histórico Parque, mas fazendo dele um puxador de iniciativas que ampliem o alcance do cinema pernambucano junto ao público do Recife, em um ‘cinema de centro’, mas também em exibições nos bairros", afirmou o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias