'Retratos Fantasmas' ganha reforço na campanha internacional
Distribuidora responsável pelo filme nos Estados Unidos contratou empresa responsável por 18 vitórias na última edição do Oscar
Filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª premiação do Oscar, em 2024, "Retratos Fantasmas" ganhou um reforço para a campanha internacional na última semana.
Dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho e produzido por Emilie Lesclaux, o documentário está contando com a distribuidora norte-americana Grasshopper para promover o lançamento nos Estados Unidos.
Baseada na repercussão internacional do longa, essa distribuidora contratou a Cinetic Marketing, empresa líder na temporada de premiações e campanhas para o Oscar dos últimos anos, para cuidar do marketing e das relações públicas durante todo o período de lançamentos.
"Não é comum que filmes brasileiros tenham já desde cedo empresa de marketing já posicionada para trabalhar o filme. Isso veio da distribuidora Grasshopper, que irá lançar o filme nos EUA", diz Emilie Lesclaux, ao JC.
"A participação da Cinetic demonstra que há uma estrutura pronta para administrar o prestígio do filme, que foi construído naturalmente desde a sua première mundial em Cannes e chegada na América do Norte via Festival de Toronto e nos EUA através do Festival de Nova York. A distribuidora Grasshopper é responsável pela contratação da Cinetic para lidar com a imagem de Retratos Fantasmas nos EUA."
Histórico com o Oscar
Na cerimônia de 2023 da Academia, a Cinetic teve 18 vitórias para filmes que divulgou incluindo as principais categorias, além de Filme Estrangeiro, Animação e Documentário.
Entre os filmes divulgados pela Cinetic, de Ryan Werner, para campanhas de Oscar estão: "Everything Everywhere All at Once" ("Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo"), "Parasita", "Drive My Car", "A Grande Beleza", "Another Round (Druk – Mais uma rodada)", "Moonlight", "Ida" e "The Power of the Dog" ("Ataque aos Cães").
Nos últimos três anos, três documentários foram indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: "Flee – Nenhum lugar para chamar de lar", de Jonas Poher Rasmussen; "Honeyland", de Tamara Kotvska e Ljubomir Stefanov; e "Collective", de Alexander Nanau.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, "Retratos Fantasmas" vai estrear nos cinemas após o Festival de Cinema de Nova York (NYFF), onde faz parte da prestigiosa seleção Main Slate, seleção principal do festival.
Na segunda-feira (11), foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tradicional evento que traz as apostas de filmes para a temporada de prêmios, onde participa na categoria Wavelengths, que reúne "filmes que expandem nossas noções sobre cinema".
Emilie Lesclaux, que já fez mais de 1,5 milhão de espectadores no Brasil com os longas "Bacurau", "Aquarius” e "O Som ao Redor", e produziu mais de 10 filmes no País, comemorou a quarta semana de exibição simultânea de "Retratos Fantasmas" no Brasil e em Portugal e a estreia comercial nos cinemas na Espanha no dia 27 de outubro e na França no dia 1º de novembro.
"Retratos Fantasmas" teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening, e já conta com conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.
Com 55 cópias no Brasil, "Retratos Fantasmas" já é o documentário brasileiro mais visto dos últimos cinco anos, já tendo alcançado 45 mil espectadores até o momento. A expectativa é superar os 50 mil com o próximo final de semana.